25/01/2019

5 dicas para manter as finanças do seu negócio em dia

Manter em dia a gestão financeira da sua empresa não é nada fácil, mas é um processo fundamental para que o seu negócio evolua. Por isso, é necessário estar sempre atento a tudo que acontece ao redor do seu negócio, como realizar um planejamento e contabilizar os custos fixos e variáveis do mesmo. Cuidar dos mínimos detalhes da vida financeira da sua empresa é muito importante para que, no final do mês, o fechamento das contas estejam 100% certos.

Planejar as finanças pode se tornar mais tranquilo, basta ter disciplina e atenção. Veja algumas dicas que vão facilitar esse processo e ajudar você a manter as finanças do seu negócio em dia.

1. Planejamento: planejar o orçamento do seu negócio é o primeiro passo para garantir que suas finanças estejam em dia. Reúna informações que ajudem você na hora de tomar decisões financeiras. O planejamento também auxilia a identificar e corrigir detalhes, bem como planejar o quanto vai gastar e receber. Assim, com tudo planejado, você consegue saber quais serão as despesas e os lucros da empresa.

2. Balanceamento: analisar a situação da sua empresa e fazer um balanceamento, como estoque, contas a pagar e a receber, entre outros, ajuda você a ver se o seu orçamento está em dia e se sua empresa tem recursos financeiros suficientes para cumprir as demandas.

3. Controle de finanças: que tal começar a controlar mensalmente as suas finanças? Fazer isso é tão importante quanto o planejamento das mesmas, porque você consegue analisar se tudo que foi planejado está realmente sendo cumprido. Assim, é possível identificar se há algum problema no orçamento, corrigindo-o com mais rapidez e evitando que ele possa atrapalhar o desenvolvimento da sua empresa.

4.Corte de gastos: começar a cortar gastos supérfluos e que não agregam muito ao seu negócio, é um ótimo passo para deixar as finanças em dia. Com essa iniciativa, você garante que o seu negócio fique longe das preocupações, além de gastar seu dinheiro com sabedoria e ainda começar a poupar, criando uma reserva. Analise suas compras e comece a praticar essa dica, sempre há coisas que não são tão essenciais assim.

5.Análise de resultados: acompanhar os números da empresa e analisá-los para entender o que eles representam também é um passo muito importante. Assim, você consegue seguir tudo que está acontecendo, mês a mês, e, a partir da análise de resultados, mudar o que deu errado e repetir o que deu certo, buscando novos resultados positivos.

Além destas dicas, você também pode contar com o Gerenciador de Investimentos do Sicredi, uma plataforma digital de investimentos que organiza a vida financeira da sua empresa. Vá até a sua agência e converse com o seu gerente, ou acesse http://poupecomsicredi.com.br/e saiba mais. #consultoriaempresarial

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!