28/10/2022

Afinal, quanto rende a poupança?

Confira como é realizado o cálculo dos rendimentos da poupança e como outros índices da economia interferem nisso

A poupança é um dos investimentos mais tradicionais dos brasileiros. Ela é a opção ideal para quem está começando a aplicar seu dinheiro ou quer fazer uma reserva de emergência para algum imprevisto, já que é isenta de Imposto de Renda para pessoa física e oferece uma liquidez diária. Porém, como o rendimento dela está atrelado a outros índices, grande parte da população não sabe muito bem o quanto ela rende. Por isso confira abaixo como esse cálculo funciona:

Saiba mais Copom mantém Selic em 13,75%. Entenda como isso impacta os seus investimentos e o seu dia a dia!

Em termos de remuneração, a poupança é igual para todas as instituições financeiras, sendo regulamentada pelo Banco Central e variando de acordo com a taxa Selic e a taxa referencial (TR). A Selic é a taxa básica da economia. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. Atualmente, em 27 de outubro de 2022, a taxa Selic está 13,75% ao ano.

Por sua vez, a TR foi criada na década de 90 para ser uma taxa de referência para os juros praticados no país naquela época, sendo presente até hoje no cálculo de alguns investimentos, como a poupança. Ela é calculada pelo Banco Central com base em diversos índices, sendo o principal deles a Taxa Básica Financeira (TBF), calculada com base nas taxas de títulos públicos prefixados do Tesouro Nacional – as Letras do Tesouro Nacional. Hoje, em 27 de outubro de 2022, a TR está em 0,1782.

Já a variação do rendimento da poupança funciona da seguinte forma:

Para depósitos efetuados até 4 de maio de 2012

  • Pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos: TR + 0,5% ao mês;
  • Pessoas jurídicas com fins lucrativos: TR + 1,5% ao trimestre.

Para depósitos efetuados a partir de 4 de maio de 2012

Quando a Selic for maior que 8.5% ao ano

  • Pessoas físicas e jurídicas com fins lucrativos: TR + 0,5% ao mês;
  • Pessoas jurídicas com fins lucrativos: TR + 1,5% ao trimestre.

Quando a Selic for menor ou igual a 8.5% ao ano

  • Pessoas físicas e jurídicas com fins lucrativos: TR + 70% da Selic ao mês;
  • Pessoas jurídicas com fins lucrativos: TR + 70% da Selic ao trimestre.

Pronto. Agora você sabe como funciona o cálculo dos rendimentos na poupança. Além disso, se você é associado do Sicredi, além de receber os juros da aplicação, também participa da distribuição de resultados anual da cooperativa e ajuda a desenvolver a sua região e a construir comunidades cada vez melhores.

Você confere dicas como essas e muito mais em nosso canal no Telegram. Um espaço totalmente aberto para você que tem interesse em entrar no mundo dos investimentos. Nele você recebe diariamente relatórios financeiros, análises econômicas, ofertas especiais, recomendações e oportunidades de investimento dos especialistas do Sicredi. Não fique de fora! Basta clicar neste link e fazer parte!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!