21/08/2018

Banco Central alerta sobre os riscos na negociação de moedas virtuais

O interesse pela compra de moedas virtuais vem crescendo no mundo todo e o Banco Central do Brasil publicou um alerta sobre os riscos ao investir nas chamadas criptomoedas. Confira alguns itens pontuados:

As moedas virtuais não são emitidas nem garantidas por qualquer autoridade monetária.

As empresas que emitem os bitcoins não são reguladas ou fiscalizadas, como acontece com outros investimentos que são fiscalizadas pelo Banco Central e pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

A compra e guarda destas moedas estão sujeitas à riscos, com a possibilidade de perda de todo o capital. Como o preço do bitcoin pode variar muito, significa que a moeda pode subir 10% em um dia e cair 15% no outro.

Há possibilidade de roubo das carteiras com o dinheiro virtual e ataque de hackers.

Especialistas financeiros também alertam para que seja feita pesquisa sobre as corretoras antes de investir. Desde quando a empresa opera e qual o seu histórico são pontos importantes, a considerar.

Recentemente o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, alertou sobre o risco de bolha financeira (quando há crescimento acelerado de um investimento não recomendado e com riscos imponderáveis) e formação de pirâmide nas operações de bitcoin. A Comissão de Valores Mobiliários também já alertou sobre os riscos de fraude e esquemas de pirâmides, além da moeda ser usada para lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas.

Consulte o alerta completo no site do Banco Central: http://bit.ly/2N4GCzf

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!