19/02/2019

Educação financeira: cinco dicas para evitar compras por impulso

Economizar significa deixar o seu bolso mais feliz e planejar um futuro mais seguro e sem preocupações. Mas, muitas vezes, deixamos de realizar sonhos ou simplesmente economizar por não cuidar direito do nosso dinheiro. Um exemplo disso são as compras por impulso.

Quem nunca foi ao mercado comprar uma coisa e saiu com muito mais do que planejou? Isso também acontece em diversos outros estabelecimentos e lojas. Não se sinta sozinho se você se identifica com isso, pois as compras por impulso são um mal compartilhado com muitas pessoas.
Mas, tão fácil quando cair na tentação, é manter hábitos que melhorem as nossas atitudes perante as compras. Um deles é praticar a educação financeira, que auxilia você a deixar de lado compras desnecessárias, mantendo o foco nos seus sonhos e no seu futuro. Analisando tudo isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a parar de fazer compras por impulso. Confira!
1. Pratique a educação financeira: é o primeiro passo para começar a entender o que são compras por impulso e o que são necessidades. Eduque-se financeiramente para cuidar melhor do seu dinheiro e entender que você não precisa comprar tudo 0 que vê pela frente só porque gostou momentaneamente, afinal, isso pode pesar no seu orçamento mais tarde.
2. Tenha metas financeiras: estabelecer metas e objetivos financeiros é uma ótima forma de prevenir que você faça compras por impulso. É importante pensar: “comprar isso pode me afastar do meu objetivo ou da minha meta?”, e se a resposta for sim, é melhor não fazer, até porque você pode se arrepender depois. Isso faz com que seu cérebro também entenda que estas compras são impulsivas, evitando, assim, que você as faça.
3. Entenda que nem toda promoção vale a pena: promoções são sempre uma grande tentação para quem tem o hábito de fazer compras por impulso. Mas nem sempre elas são tão boas como imaginamos. Mesmo que você encontre produtos com preço menor, é importante pensar se o seu orçamento é suficiente para pagar ou não os itens da promoção. Por isso, atente-se: não se deixe levar por descontos e vantagens, analise suas finanças e decida se realmente vale a pena fazer esta compra.
4. Diferencie vontades e necessidades: comprar algo que você não precisa só porque está com preço baixo ou porque você, momentaneamente, está com vontade, não é bom para o seu bolso. Por isso, é necessário que você saiba diferenciar as vontades das necessidades, assim, você consegue frear seus impulsos, criando um costume para sua vida. O seu bolso vai agradecer.
5. Organize o seu orçamento: organizando melhor suas contas, você começa a entender o que pode gastar sem comprometer o seu orçamento. E para organizar suas finanças, além de prestar atenção nos gastos e praticar a educação financeira para cuidar melhor do seu dinheiro, você pode adotar aplicativos e ferramentas que te auxiliem com isso. Um exemplo é o Gerenciador de Investimentos da Sicredi Pioneira RS, uma ferramenta que ajuda o associado Sicredi a organizar as finanças e a poupar para alcançar objetivos.
Assim fica fácil organizar as suas finanças pessoais, né? Acesse http://poupecomsicredi.com.br/ e saiba mais.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!