16/05/2016

Educação financeira: mudar hábitos para evoluir

Entre tantos assuntos que fazem parte do cotidiano das pessoas, a educação financeira é um dos grandes tabus. Geralmente falar em dinheiro é sinônimo de dor de cabeça para boa parte das pessoas. Você já abordou esse assunto com sua família? Pais educam seus filhos baseados em princípios éticos e valores morais, basicamente o que pode ou não ser feito para se ter um bom convívio social. Porém, um dos assuntos que mais vai influenciar o comportamento dos filhos e do que eles vão se tornar para a sociedade não é abordado: a forma de lidar com o dinheiro.

Ter controle de suas finanças não é somente controlar tudo que se ganha e gasta em planilhas. Apenas ter suas receitas e despesas anotadas não significa ser educado financeiramente. Registrar é importante, porém ter educação financeira vai além dos números. É uma mudança comportamental. Para “virarmos a chave” da nossa relação com o dinheiro, precisamos ter um combustível principal que nos moverá: os sonhos. Traçados nossos objetivos, precisamos ter controle do que se gasta, avaliar seu padrão de vida para então entender quanto se pode gastar.

Feito esse diagnóstico, é importante elaborar um orçamento: entender quanto se ganha, reservar o valor que foi definido para investir em cada um dos objetivos e, com o saldo disponível, adequar as despesas. Importante frisar que, além do valor definido para cada sonho, é imprescindível ter uma reserva. Em torno de 10% de sua renda deveria ser guardada visando a independência financeira ou para imprevistos que podem acontecer.

A educação financeira é possível de ser adquirida. O desafio maior é o autoconhecimento: entender que tipo de consumidor você é e como é a sua relação com o dinheiro. E, mais do que isso, entender quais são seus sonhos, o que lhe motiva e o que faz sua vida ter sentido. O dinheiro deve ser nosso aliado, deve ser a solução e não o problema. Quem entende e absorva essa lição, vive mais feliz e em paz – com sua alma e com seu bolso.

Solon Stapassola Stahl

Diretor Executivo Sicredi Pioneira RS

Clique aqui e conheça as ferramentas que ajudam você a administrar melhor suas finanças.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!