06/11/2018

Finanças pessoais: 7 dicas para sair do vermelho

Estar no vermelho financeiramente pode ser uma situação mais comum do que você imagina. Mas, acumular dívidas e não deixar suas contas em dia pode se tornar um problema ainda maior se você não der a devida atenção. Com planejamento e determinação, é possível voltar a ter suas finanças em dia. Porém, para isso é importante que você saiba sua situação financeira, quais são as dívidas totais e como você pode se organizar para quitá-las e se livrar delas de vez.

Confira 7 dicas que vão te ajudar a sair do vermelho e vão te auxiliar na hora de reorganizar suas finanças pessoais.

1- Coloque no papel

Que tal começar a colocar no papel suas dívidas? Como primeiro passo, você deve saber a real situação de suas finanças e do que está devendo. Colocar no papel valores, para quem e há quanto tempo deve é uma forma de começar a se organizar para sair do vermelho.

2 - Analise seu orçamento financeiro

É sempre muito importante que nestes casos você analise suas finanças pessoais para traçar um plano a fim de quitar as pendências. Liste todas as receitas que recebe. Anote também todas as suas despesas fixas e seus gastos pessoais. Por meio dessa listagem, você consegue visualizar melhor e descobrir quais gastos não são essenciais. Esse corte irá te auxiliar na hora de quitar suas dívidas.

3 - Estabeleça prioridades

Dê prioridade às dívidas que cobram juros mais altos. É importante que elas tenham uma certa prioridade na hora do pagamento, pois quanto mais você deixá-las de lado, mais terá que pagar.

4 - Negocie com os credores

Acompanhado de uma organização financeira e mudanças de hábitos na hora de controlar seus gastos, entre em contato com os credores de suas dívidas para quitá-las de vez. Se você não tiver a quantia suficiente para pagar todas, considere trocar aquelas com mais juros com de menos juros. Analise juros e taxas cobrados e faça sua negociação para sair o quanto antes do vermelho.

5 - Evite novas dívidas

Dentro de uma boa educação financeira, é sempre importante lembrar que não basta quitar suas dívidas quando você estiver no vermelho. Para ter uma vida melhor, é preciso rever sua relação com o dinheiro. Evite ficar no vermelho novamente: corte gastos desnecessários e mude comportamentos que possam prejudicar de alguma forma a sua vida financeira. Estabeleça prioridades e saiba separar gastos necessários de gastos supérfluos. Evite novas dívidas.

6 - Evite parcelamentos

Dê uma atenção especial às compras parceladas. Fazer o valor em várias parcelas passa uma ideia de que a compra não vai comprometer seu orçamento. Porém, o acúmulo no valor total pode prejudicar você. Fique atento também aos juros que vêm embutidos no parcelamento. Uma boa dica é juntar dinheiro e comprar à vista, sempre que puder.

7 - Crie uma reserva

Que tal separar todo mês uma quantia para emergências? Essa reserva evita que você tenha que recorrer à empréstimos e cheque especial quando você realmente precisar gastar, e vai evitar que você fique devendo novamente.

Planeje-se, organize-se e saia do vermelho! Invista em um controle financeiro e no corte de gastos supérfluos. Não gaste mais do que você pode e crie uma reserva de emergência para imprevistos. O Gerenciador de Investimentos do Sicredi é uma ótima opção na hora de organizar suas finanças e te ajudar a sair do vermelho. Poupando, você consegue até comprar seu primeiro carro.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!