28/07/2020

Inteligência Emocional: a gestão do SEU novo normal é tema da Live Sicredi desta quarta-feira

A crise sanitária e econômica, deflagradas com a pandemia, podem não ser os únicos reflexos de uma situação sem precedentes, que limita contatos pessoais e obriga readequação de comportamentos. Você já pensou nos impactos emocionais e os fatores desencadeadores do estresse, em casa ou no trabalho, ou como podemos lidar com sentimentos negativos, sem nos prejudicarmos tanto? Isto é, como ativar nossa inteligência emocional perante o contexto o qual vivemos. Esses serão apenas alguns assuntos que serão abordados na live desta quarta-feira, 29/07, às 19h30min, no Instagram da Sicredi Pioneira RS @sicredipioneiraoficial e em seu canal no YouTube, youtube.com/sicredipioneirars, com transmissão simultânea em Libras.

         “A inteligência emocional contribui com a gestão de emoções aflitivas, sendo particularmente necessária em momentos como o que estamos vivendo. A pior situação é estarmos tomados de emoções e isso nos levar a uma espécie de paralisia ou ao excesso de emoções não trabalhadas, gerando a angústia”, relata Alessandra Gonzaga, Doutora em Gestão de Pessoas, Mestre em Psicologia Clínica, professora universitária de Inteligência Emocional e palestrante neste encontro virtual, que será coordenado pela Gerente de Gestão de Pessoas da cooperativa, Clarissa Pereira. De acordo com a consultora e diretora da Conexão IE , a inteligência emocional permite a percepção do que está acontecendo em nós mesmos e nos outros, bem como o entendimento sobre as causas de nossas aflições e os caminhos que devem ser seguidos para evitar que elas bloqueiem a capacidade de ação e raciocínio.  Mas antes, é preciso aprender a trabalhá-la. “Todos nós trazemos algumas aptidões ou tendências em relação à percepção e regulação de nossas emoções. A inteligência emocional pode ser desenvolvida, este aprendizado é possível a todos”, explica Alessandra.

No ambiente profissional, por exemplo, se as pessoas melhorarem o grau de consciência sobre as dificuldades vividas e permitirem a colaboração – sejam em meio à pandemia ou qualquer outra situação – poderão somar forças para enfrentar, de forma coletiva, as adversidades. É um exercício que estimula a empatia e possibilita que as pessoas se reconheçam em suas dificuldades. Cada indivíduo tem as suas.  “Se você pensar na vida como um conjunto de oportunidades de aprendizado, crises como essa apenas aceleram o processo. Sempre estamos mudando e conforme a dimensão do desafio, ele pode impactar mais em nosso bem-estar emocional”, analisa Alessandra, que, acredita, sairemos diferentes dessa pandemia. Porém, dependendo da forma como o sofrimento ou a mera experiência forem compreendidos e significados, essa diferença será peculiar a cada um. “Vivemos situações comuns, mas alguns terão mais desafios, perdas e revisões pessoais que outros. Como toda crise, esse período também pode deixar um legado de transformação pessoal, sendo, para isso, necessária a consciência e o aprendizado emocional sobre a experiência vivida”, revela.

Quer saber mais sobre a “Inteligência Emocional: a gestão do SEU novo normal”, como se adaptar às mudanças impostas pela pandemia e trabalhá-las ao seu favor? Temos um encontro marcado quarta (29/07), às 19h30min. Te esperamos no @sicredipioneiraoficial ou no youtube.com/sicredipioneirars!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!