13/03/2018

Saiba como evitar golpes bancários

O avanço da tecnologia, permite a realização de praticamente todas as movimentações financeiras pela internet ou através de aplicativos de celular e facilita muito a vida das pessoas. Além da comodidade, não há filas e as transações bancárias podem ser realizadas em horários ou datas em que as agências não funcionam.

Entretanto muitas pessoas têm receio de sofrer uma fraude bancária por meio destes canais. Com as dicas abaixo é possível evitar possíveis fraudes e realizar as transações financeiras pelos aplicativos e internet com muita tranquilidade.

  • 1 - O Sicredi não pede atualização de informações por telefone ou por SMS

A cooperativa não liga ou envia mensagens com links para que você atualize informações e, muito menos, que forneça senhas ou códigos de acesso. Em caso de dúvidas, contate o gestor da sua conta.

  • 2 - Golpe do cartão clonado

Quando são percebidas compras suspeitas no cartão, o Sicredi entra em contato para confirmar as mesmas, mas em momento algum solicita dados do cartão e senhas com o intuito de bloqueá-lo.

  • 3 - Tenha antivírus no seu computador e celular

Para aumentar sua segurança, é indicado utilizar antivírus no celular e no computador, que protegem você contra a prática de envio de mensagens falsas em todos os aplicativos, incluindo WhatsApp e Facebook Messenger. Além disso, é muito importante verificar o endereço do site (URL) antes de inserir as informações da sua conta.

  • 4 - Utilize token de segurança

Para reforçar a proteção durante as transações o Sicredi possui um dispositivo conhecido como token, que pode ser acessado através do próprio celular, que gera números de segurança para aprovar as transações bancárias. Cada código gerado, substitui a assinatura eletrônica e dura apenas alguns segundos, perdendo a validade logo em seguida.

  • 5 - E-mails falsos em nome do Sicredi

O conteúdo destes e-mails tenta induzir a clicar em um link ou em um arquivo anexo, geralmente motivado através de mensagens que você tem alguma dívida pendente. A cooperativa não envia e-mails cobrando dívidas ou para que você veja seu extrato bancário.

  • 6 - Não acesse sua conta de computadores ou redes wi-fi públicas

Sempre que possível, acesse sua conta apenas a partir da rede Wi-Fi da sua casa ou de seu plano 3G / 4G. Redes públicas, especialmente abertas (não exigem senhas), podem ter mecanismos que capturam dados dos dispositivos que as acessam. O mesmo vale para computadores de acesso público, pois os mesmos podem estar infectados com vírus.

  • 7 - Desconfie de ligações pedindo transferências de recursos

Cuidado para não cair no golpe do sequestro relâmpago, do bilhete de loteria premiado entre outros artifícios utilizados para que você transfira uma quantia para outra conta bancária. Em caso de dúvidas, contate o seu gestor de conta.

  • 8 - Boletos falsos

Ao fazer o pagamento de algum boleto, confira sempre os dados do emitente para ver se reconhece a cobrança. Boletos falsos podem fazer você pagar altos valores para fraudadores.

É importante destacar que a cooperativa pode enviar comunicados por e-mail ou SMS, mas não com links para atualização de dados, ou sincronização de tokens. Comunicados realmente importantes ou boletos de cobrança normalmente são enviados via correios, a não ser quando o próprio associado solicita outro meio.

Mais informações sobre como se proteger de fraudes bancárias com o seu gestor de conta, através do e-mail [email protected] ou WhatsApp 54 999638245.

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