24/07/2018

Sicredi participa de conferência mundial sobre cooperativismo de crédito

O Sicredi teve uma participação expressiva na edição 2018 da Conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, no significado da sigla em português) que aconteceu de 15 a 18 de julho, em Singapura. A comitiva composta por 109 pessoas, entre dirigentes, executivos, colaboradores, associados e parceiros, comemorou as conquistas da primeira instituição financeira cooperativa de crédito da América Latina.

A cooperativa foi premiada com o Grouth Award, por ser uma das três instituições financeiras cooperativas com maior crescimento na base de associados em todo o mundo. O presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, recebeu a premiação das mãos do presidente do Woccu, Brian McCrory. Dasenbrock também foi reeleito conselheiro no Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito.

O Sicredi também conquistou um outro importante reconhecimento internacional: o Athena Award 2018. Inspirada pela deusa da mitologia grega que representa força, coragem e sabedoria, a premiação é conferida às instituições financeiras ou executivos e executivas que contribuíram para o desenvolvimento de lideranças femininas no cooperativismo de crédito.

O trabalho dos colaboradores do Sicredi também foi destaque. Os projetos apresentados por Lucas Araújo dos Santos e Carlos Antônio Soratto foram premiados no programa World Young Credit Union People (Wycup), destinado a cooperativistas de até 35 anos que tenham desenvolvido iniciativas de relevância econômica e social nas regiões onde atuam as cooperativas de crédito. Lucas Araújo dos Santos, colaborador da Cooperativa Sicredi Alta Noroeste/SP, apresentou o projeto “Acreditadores”. A iniciativa integrada por agentes transformadores tem como lema “Mudar o olhar, inspirar, conectar, valorizar”. Nela, há 20 “acreditadores” (voluntários do projeto) e cerca de outros 200 colaboradores envolvidos. Já Carlos Antônio Soratto, colaborador da Cooperativa Sicredi Ouro Verde/MT, apresentou o projeto “Inclusão Financeira da Mulher”. A iniciativa surgiu após observação da presença feminina no agronegócio da região, visando estimular as mulheres para que tenham papel de protagonistas nesse importante setor da economia, trabalhar com mais igualdade e melhores condições e, consequentemente, proporcionar mais qualidade de vida para suas famílias.

No painel mais prestigiado do último dia de conferência, sobre “Diversidade”, o Sicredi foi destaque mais uma vez. Nele, Dasenbrock teve a oportunidade de apresentar o trabalho realizado no Brasil para aumentar o poder das mulheres nas cooperativas de crédito filiadas ao Sistema.

O Woccu (World Council of Credit Unions) é a associação comercial e agência de desenvolvimento para as cooperativas de crédito em todo o mundo. A entidade oferece programas para fomentar o cooperativismo de crédito entre os parceiros, como o desenvolvimento de redes integradas de negócios, apoio às comunidades em risco, além de promover a reforma legislativa e o desenvolvimento do sistema regulatório. Além disso, o Woccu também atua para promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito por meio de programas de assistência técnica a fim de fortalecer o seu desempenho financeiro e alcance em âmbito mundial.

As inscrições da delegação do Sicredi na Conferência Mundial do Woccu contaram com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!