01/09/2020

Turismo regional e seguro é opção para curtir o feriadão: confira algumas dicas

*A retomada do turismo regional depende da resiliência e confiança nos protocolos de segurança e higienização para prevenção da Covid-19.

*Um dos propulsores da economia regional, o turismo começa a dar sinais de sobrevida e prospecta a retomada segura e planejada, apesar da pandemia. O feriadão da Independência do Brasil, na próxima segunda-feira, já deve promover a movimentação de turistas em busca de destinos locais. Preservar a saúde continua sendo a palavra de ordem e, para isso, é sempre recomendável ter habilidade e consciência para lidar com as mudanças advindas neste cenário.

A resiliência é fundamental para ajudar a aceitarmos a realidade e trabalharmos com o que é possível. Os protocolos de higiene e segurança podem ter causado apreensão, mas, ao que tudo indica, eles vieram para ficar. E não são tão ruins assim, certo? Apenas requerem comportamentos diferentes – e responsáveis - dos visitantes. Portanto, se está pensando em aproveitar o “7 de Setembro”:

* Informe-se sobre as regras do município: esteja preparado e respeite os protocolos de segurança e higiene dos estabelecimentos e as pessoas que trabalham com atendimento.

* Proteja-se: Use máscara, tenha um frasco de álcool gel acessível e utilize sempre que tiver contato com superfícies externas, mantenha o distanciamento indicado, tire fotos apenas com o seu próprio telefone e não compartilhe aparelhos e itens pessoais com outras pessoas.

* Valorize seu tempo, priorize destinos mais próximos: a região possui diversas atrações e pontos turísticos com potencial para fomentar a economia local, além das viagens para visitar familiares e amigos que também estão se tornando tendências e reforçam o turismo rodoviário como alternativa;

* Tenha mais contato com a natureza: novas descobertas compensam longas distâncias urbanas. Aproveite as cascatas, trilhas, parques, praças e outros atrativos naturais da nossa região;

* Opte por viagens com grupos de familiares ou pessoas com quem você já convive em casa, no dia a dia;

* Pratique o Agroturismo: o interior dos municípios gaúchos é rico em produções rurais que unem a beleza natural, qualidade e conhecimento sobre uma das maiores geradoras de renda e economia do Estado. E você ainda pode conferir itens fabricados na região com menor probabilidade de aglomerações;

* Valorize o Turismo Cultural: a cultura de nossa área de atuação é repleta de detalhes, tradições e costumes. Vale Germânico, Rota Romântica, Região das Hortênsias, cada lugar tem sua história combinada com experiências, gerando a sensação de pertencimento ao visitante, que está buscando algo mais

Para receber bem o turista

As empresas de turismo também precisam estar preparadas para receber seus visitantes, promover sua satisfação e garantir que retornem ao destino na próxima oportunidade. Reinventar-se abrange algumas particularidades:

* A comunicação digital é um recurso para divulgar atrações, produtos, serviços e contribui para a retomada do turismo. Desenvolver uma estratégia de comunicação clara e coerente para sua empresa, seja hotel, restaurante ou ponto turístico.

 * Conheça seu público. As preferências, gostos, hábitos e comportamento do seu cliente precisam estar bem definidos para você.

* Escolha canais de comunicação coerentes com seu público, bem como área de atuação e objetivos.

* Mantenha as informações atualizadas e esteja sempre acessível para o que o turista necessitar. 

* Responda e interaja com o visitante, isso demonstra consideração e respeito.

* Mantenha o local limpo, com frascos de          álcool em gel disponibilizados nos ambientes.  A retomada do turismo vai depender da recuperação da confiança em relação às medidas de higiene.

Os protocolos oficiais de segurança e higienização receberam um capítulo à parte junto às ações que preconizam a revitalização do segmento. O Ministério do Turismo criou o Selo "Turismo Responsável", um programa que estabelece boas práticas de higiene a cada setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos de prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. Para mais informações, acesse http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/

Nesse momento, cooperar faz toda a diferença. Faça a sua parte e tenha um ótimo feriado!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!