OK
Ir para a Home
Cooperativismo
Roteiro Histórico

Roteiro Histórico

Imprimir

Nova Petrópolis, coroada com o título de Capital Nacional do cooperativismo (lei federal 12.205/2010), apresenta um roteiro histórico-cultural, que reconstitui os passos do Cooperativismo na região, iniciados em 1902 pelo Padre Theodor Amstad.

É uma visita guiada na comunidade de Linha Imperial, Parque Aldeia do Imigrante e Praça das Flores.

Pontos históricos que integram o Roteiro do Cooperativismo:
• Igreja São Lourenço Mártir, com o monumento original ao Padre Amstad, em Linha Imperial.
• Casa Paroquial onde o Padre Amstad foi o primeiro vigário residente (1905 a 1908), em Linha Imperial.
• Primeira e segunda sede da Caixa de Economias e Empréstimos Amstad, em Linha Imperial.
• Pinheiro Multissecular, em Linha Imperial.
• Museu Padre Amstad, na terceira sede da Caixa de Economias e Empréstimos Amstad e primeira sede própria, em Linha Imperial.
• Praça Padre Amstad, com a réplica do monumento ao Padre Amstad, em Linha Imperial.
• Pedra no meio do caminho, em Linha Imperial
• Museu Sicredi na Aldeia do Imigrante, no Parque do Imigrante.
• Monumento “Força cooperativa”, na Praça das Flores.


Roteiro do cooperativismo:
Visita a primeira sede da Sicredi Pioneira RS situada em Linha Imperial. Nesta casa funcionou a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad e pertencia ao primeiro gerente, Joseph Neumann. A casa foi sede da cooperativa até 1933.
Passagem pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Amstad. Nome dado em homenagem ao precursor do Cooperativismo na América Latina.
Pedra que simboliza a frase mencionada pelo Padre Theodor Amstad dando início ao movimento cooperativo na região: “Pois se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho para todos.”
A Praça Theodor Amstad foi construída em 1942 pelos habitantes da localidade. As famílias reuniam-se no local após o trabalho do dia e em mutirão construíram a praça. O local era um banhado e foi aterrado com pedras retiradas das roças dos agricultores. A princípio a praça foi construída para reunir as pessoas que participariam do Congresso da União Popular, onde se esperava cinco mil pessoas. Na praça encontra-se o Monumento em homenagem ao Padre Amstad.
No interior da Igreja Católica São Lourenço Mártir encontram-se pinturas a óleo que representam a Via Sacra. Na parte frontal da igreja encontra-se o mausoléu com os restos mortais do Padre Jesuíta Theodor Amstad.
Segunda e terceira sede da Sicredi Pioneira RS: A terceira sede foi a primeira sede própria da cooperativa, construída em 1953. As primeiras sedes funcionavam nas casas dos sócios-gerentes. Atualmente o prédio foi adquirido pela Sicredi Pioneira RS e oferece o Museu Padre Theodor Amstad, com a mostra de objetos utilizados na época da colonização do município.
Parque Aldeia do Imigrante: no coração do parque encontra-se uma réplica da primeira cooperativa de crédito da América Latina, a “Bauernkasse”, fundada pelo Padre Amstad em 1902. Há, também, um museu que conta a história dos primeiros imigrantes em Nova Petrópolis.
Praça da República / Praça das Flores – Em 2002 foi inaugurado o Monumento Força Cooperativa para celebrar os 100 anos da Sicredi Pioneira RS em Nova Petrópolis. Este monumento constitui-se de 7 pessoas representando as diversas profissões da época, esculpidas em bronze com 2,7m de altura, pesando 300 quilos cada, que carregam uma pedra que “estava no caminho” – citada pelo Padre Amstad. A grande representatividade também é traduzida pelas 7 pessoas que simbolizam os 7 princípios do cooperativismo.
 

Confira fotos dos pontos e mais sobre a história da Sicredi Pioneira RS.

SICREDI FONE
SAC SICREDI
OUVIDORIA SICREDI
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
Informações, elogios e reclamações
0800 724 7220
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ligue
0800 646 2519
Rua 7 de Setembro, 374 - Bairro Centro / Nova Petrópolis: Capital Nacional do Cooperativismo - RS / Brasil - 54 3281.8100 / 54 99963 8245