OK
Ir para a Home
Notícias

NOTÍCIAS

Imprimir
12 de Setembro de 2017

O aprendizado in loco proporcionado através do "A união faz a vida"

O programa “A União faz a vida”, mantido pelo Sicredi em seis estados brasileiros, tem na abelha, um símbolo de cooperação e trabalho, a sua inspiração. Assim como as abelhas, que habitam praticamente todos os lugares do mundo e se adaptam às diferentes condições climáticas, o programa busca, de forma flexível, trabalhar com todas as realidades educacionais.

 

E a mascote do programa têm inspirado muitos professores a desenvolverem projetos de estudo sobre o inseto com seus alunos. “Durante uma aula entrou uma abelha na sala e logo um aluno gritou para que não se matasse ela, porque ela produzia o mel”, relata a professora Márcia Maria Andrighetto, da Escola de Educação Infantil Jacob Jaeger, do interior de Nova Petrópolis, ao explicar como surgiu o interesse dos alunos sobre o inseto.

 

Com base no interesse dos alunos, a professora lançou o projeto “vamos viajar para o mundo das abelhas?”. Assim, atividades ao ar livre, decoração da sala de aula e os trabalhos dos alunos foram direcionados para este tema, a fim de despertar ainda mais a curiosidade deles.

 

Uma das fases da metodologia do programa é a expedição investigativa, no qual os alunos vão em busca de respostas para suas perguntas. E, assim, a professora convidou um apicultor da localidade para visitar a escola e explicar mais sobre o cultivo do mel aos alunos. José Hilário Staudt levou seus equipamentos até a sala de aula, mostrando aos alunos todo o processo de fabricação do mel, até o consumo in natura do produto. Com muitas perguntas e curiosidades, os alunos exploraram o conhecimento do apicultor.

 

“A escolha deste tema está envolvendo muito os alunos, está dando um sentido para o estudo. E trabalhar por projetos é benéfico para todos. Os professores se motivam e também aprendem com o interesse dos alunos”, afirma a professora ao destacar que trabalhando por projeto o aluno só tem a ganhar.

 

O programa “A união faz a vida” é a principal iniciativa de responsabilidade social da Sicredi Pioneira RS e está presente em 15 municípios da região. Através da metodologia de projetos e com orientações de uma assessoria pedagógica, o programa é um aliado ao processo de aprendizado, contribuindo na formação de cidadãos mais cooperativos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
VOLTAR PARA LISTA DE NOTÍCIAS
SICREDI FONE
SAC SICREDI
OUVIDORIA SICREDI
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
Informações, elogios e reclamações
0800 724 7220
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ligue
0800 646 2519
Rua 7 de Setembro, 374 - Bairro Centro / Nova Petrópolis: Capital Nacional do Cooperativismo - RS / Brasil - 54 3281.8100 / 54 99963 8245