11/04/2024

Cooperativas Escolares recebem novos professores orientadores

Programa busca desenvolver a educação cooperativa e o empreendedorismo

As Cooperativas Escolares, iniciativa que integra os programas de educação da Sicredi Pioneira, receberam 12 novos professores orientadores neste mês de março. Em uma formação repleta de atividades, a nova turma conheceu a metodologia ativa e gamificada do jogo Cooperlândia.

Saiba mais: Conheça os programas de educação da Sicredi Pioneira!

A habilitação ocorreu na primeira semana de março, no Espaço Sicredi Nova Petrópolis. Conforme Alini Martinelli, coordenadora de Atuação Social e Educacional da Sicredi Pioneira, foi uma vivência repleta de trocas significativas para o programa.

“Os participantes puderam adquirir conhecimentos e habilidades que serão fundamentais para orientar e apoiar os estudantes envolvidos nas cooperativas escolares. Essa habilitação proporcionou uma visão ampla e aprofundada sobre a metodologia utilizada, garantindo que os professores estejam preparados para desempenhar seu papel”, reflete a coordenadora.

Neste ano, estão em funcionamento 32 cooperativas escolares, em toda a área de atuação da Pioneira.

Metodologia gamificada

A Cooperlândia é um jogo de tabuleiro composto por quatro fases que buscam desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores nos estudantes. Os alunos cooperados são motivados a vivenciar experiências dos princípios do cooperativismo. São desenvolvidas quatro dimensões: liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social.

Cooperativas Escolares

O programa tem como objetivo promover a educação cooperativa e o empreendedorismo entre os estudantes. Eles aprendem sobre gestão, finanças, liderança e outros aspectos do cooperativismo, desenvolvendo habilidades como organização, tomada de decisões, negociação e trabalho em equipe.

Além disso, as Cooperativas Escolares promovem valores como solidariedade, responsabilidade e respeito mútuo. Essa experiência prepara os estudantes para a vida em sociedade e para o mundo do trabalho, além de ter um impacto positivo nas comunidades locais, estimulando o comércio local e sustentável e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!