24/11/2020

29ª Mercopar faz história e aposta nas conexões como base para ampliar a inovação

*A Sicredi Pioneira RS comemora participação colaborativa, pelo 2º ano consecutivo, levando conteúdos inerentes ao evento e de interesse da comunidade

*Entre os primeiros eventos de grande porte realizados presencialmente no país durante a pandemia do coronavírus, a 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial encerrou na última quinta-feira, 19/11, sob o estigma de ter sido uma edição histórica. De acordo com o Sebrae/RS, uma das entidades organizadoras, a feira deu demonstração de coragem, confiança na retomada econômica e disciplina quanto às limitações impostas pelos protocolos de segurança e proteção sanitárias. Foram 235 expositores que cumpriram seu papel em gerar negócios e contribuir na preparação do setor para 2021.

Com iniciativas on-line simultâneas e programação paralela com atrações sobre tendências, tecnologia da Indústria 4.0, startups com soluções industriais e casos de sucesso de encadeamento produtivo, a Mercopar comprovou ser um grande evento de networking. A base da inovação pode ser conquistada mediante conexões junto aos centros de tecnologias, empresas de diferentes portes, startups e entidades, em meio a arenas, estandes e conteúdos de relevância disponibilizados nos pavilhões da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, no período de 17 a 19 de novembro. “Não há dúvidas de que foi uma edição emblemática, tanto pelos cuidados sanitários quanto por ampliar o espaço para a inovação, conectando o universo das startups ao evento, de forma definitiva”, analisa Solon Stapassola Stahl, diretor-executivo da Sicredi Pioneira RS. Além de patrocinadora máster, a cooperativa pode consolidar ainda mais sua marca e agregar valor ao ecossistema da indústria e da inovação. “Não participamos somente com estandes para viabilizar negócios ou apresentar nossas soluções financeiras. Temos como norteador levar conteúdos relacionados aos eventos em questão. Na Mercopar não foi diferente! Conseguimos transmitir informação leve, rápida e objetiva, sendo excelentes os feedbacks recebidos”, comemora Solon.

A partir de temas inerentes à sua atividade, mas igualmente de interesse comunitário, o Sicredi participou com palestras ministradas por sua equipe, a exemplo da nova plataforma Pix, apresentada pela assessora de Negócios e Meios de Pagamento, Ana Cristiane Machado, e sobre Investimentos e Cenário Econômico, com o gerente de Investimentos, Arthur Fiedler, no estande do Instituto Hélice. Ele ainda fez parte do painel Perspectivas Econômicas Pós-crise, no auditório da feira.

E quem não pode comparecer localmente teve a oportunidade de acessar as principais novidades, tendências e muito conhecimento. A cooperativa convidou o consultor na área de Inovação, Alexandre Tessari, para realizar uma cobertura dinâmica na Mercopar, assumindo uma programação no Instagram @sicredipioneiraoficial com stories, vídeos e entrevistas com lideranças e o público envolvido no evento. “De forma prática e por meio de uma linguagem simples, estendemos informação, percepções, troca de ideias e o caráter de democratizar a inovação para todos. Antes de pensar na complexidade, por que não olhar para os processos internos”, provoca Alexandre. Resumindo: aplicar a inovação em nosso cotidiano. “A Sicredi Pioneira RS tem a cooperação em sua essência e cada vez mais isso é abordado no meio empresarial. As organizações precisam se conectar com vários atores desse ecossistema. A máxima de que ‘sozinhos vamos mais rápidos, mas juntos vamos mais longe’ está defasada no atual cenário. Hoje, juntos também chegamos rápido”, frisa Alexandre.

Lições da 29ª Mercopar, que reuniu 7.184 visitantes e movimentou R$ 78 milhões, um volume de negócios 20% superior ao da edição passada. Para 2021, não é descartada a proposta de manter o evento no modelo híbrido.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!