13/04/2021

Associado, saiba por que vale a pena acessar o Relatório Anual 2020

Balanço já está disponível e traz os resultados alcançados pela cooperativa em 2020

O Relatório Anual é parte fundamental da relação entre o associado e a sua cooperativa. Ele sintetiza a transparência e a participação do associado nos resultados, nas tomadas de decisões - sendo parte importante das Assembleias - e contribuindo para uma gestão transparente e democrática. Conferir o relatório anual e estar ciente dos resultados obtidos pela cooperativa é uma parte importante do papel do associado da Sicredi Pioneira RS, pois saber o que a cooperativa recebeu e como utilizou os valores que tinha à disposição, também é um direito seu como dono desses recursos.

O Relatório Anual de 2020 já está disponível para o acesso de forma online e totalmente interativa, basta clicar neste link. Além das informações gerais da cooperativa, como resultado e patrimônio líquidos, ativos e operações de créditos realizadas no último ano, você também pode conferir questões como:

• Distribuição dos resultados: o montante que será devolvido diretamente aos associados, conforme sua rentabilidade, por meio do crédito direto em sua conta corrente e conta capital;
  • Riqueza gerada: o valor total economizado pelos associados apenas por realizar seus negócios com a cooperativa. O valor vem da comparação entre as taxas e tarifas da Sicredi Pioneira RS e os outros custos médios praticados pelos bancos tradicionais;
  • Contribuição da cooperativa para o desenvolvimento da região: relatórios detalhados sobre o valor investido e o número de pessoas beneficiadas por programas da cooperativa como o Fundo Social, União Faz a Vida, as Cooperativas Escolares e demais ações que auxiliam na construção de comunidades cada vez melhores;
  • Impacto Ambiental: detalhamento de ações da Sicredi Pioneira RS para aperfeiçoar as suas práticas e reforçar os cuidados com o planeta, como o fomento ao uso da Energia Solar e a quantidade de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) neutralizadas pela cooperativa no último ano, por exemplo;
  • Impacto da cooperativa na sua cidade: na página do relatório, você também pode acessar os impactos econômicos e sociais diretos da sua cidade, basta clicar em “resultados por município”.

Mas por que é tão importante a conferência do Relatório Anual?

Além de ficar por dentro de todas as ações e resultados da cooperativa no último ano, acessar o Relatório Anual é ainda mais importante já que a Assembleia Geral Ordinária (AGO), onde os coordenadores de núcleo se reúnem para validar os votos dados pelos associados na Assembleia realizada em março, ocorre na próxima quarta-feira (14). Os resultados da AGO serão divulgados já nos próximos dias e é importante que o associado já conheça os resultados da cooperativa em 2020 e possa compreender os rumos da cooperativa decididos na reunião. Não deixe de conferir o Relatório Anual!  A sua participação ajuda a construir comunidades cada vez melhores.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!