12/01/2021

Caderneta de poupança comemora 160 anos de história no Brasil

A aplicação financeira mais utilizada pelos brasileiros completa hoje, 12 de janeiro, 160 anos de história. A caderneta de poupança foi criada no Rio de Janeiro, em 1861, com o propósito de captar os depósitos de poupança popular no Brasil, tornando-se, desde então, um dos investimentos mais tradicionais do país.

A poupança é um investimento simples, acessível e seguro, podendo ser utilizada por pequenos poupadores ou mesmo como alternativa de diversificação por grandes investidores de perfil conservador. Isso porque a poupança é ótima para construir uma reserva para gastos inesperados ou poupar para realizar algum objetivo, proporcionando liquidez diária e rendimentos líquidos isentos de Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoas físicas. Para PJ com fins lucrativos, há incidência de IR trimestral de 22,5% e para PJ sem fins lucrativos, IR mensal de 22,5%, ambas isentas de IOF.

A Sicredi Pioneira RS dispõe de duas opções: a Poupança Tradicional, que é uma poupança independente e que pode ser utilizada tanto para associados quanto para não associados com possibilidade de realizar movimentações/compras com o Cartão de Débito Mastercard, além de possibilitar saques nos canais internos, Rede Banco 24 horas e Rede Cirrus em dias não úteis, no Brasil e Exterior; bem como a Poupança Integrada, que é uma conta vinculada à conta corrente e, por isso, somente associados correntistas podem utilizá-la, inclusive com a possibilidade de criar programações de aplicação automática mensal e abertura de conta para menores de idade.

Ao longo destes 160 anos, as formas de movimentar os investimentos da poupança evoluíram. Atualmente, as movimentações podem ser realizadas não só por meio de agências, como também por terminais de autoatendimento, internet banking ou pelo celular. Uma das grandes inovações recentes é a possibilidade de utilizar a poupança para transferir, pagar e receber, a qualquer horário ou dia da semana, para pessoa física ou jurídica, sem limite para quantidade de transações e gratuitamente através do PIX, meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central.

Segundo Arthur Fiedler, Gerente de Investimentos da Sicredi Pioneira RS, “a poupança é simples, isenta de Imposto de Renda para PF e tem liquidez imediata, sendo considerada uma das melhores alternativas para constituir uma reserva de emergência, além de fazer render o dinheiro que normalmente ficaria parado na conta”. Quanto à rentabilidade, Arthur reforça que “a poupança não compete com outros investimentos, mas sim com os gastos do dia a dia. Poupar é um hábito que precisa ser exercitado através da educação financeira e ela é uma grande aliada para isto”, afirma.

Por fim, cabe lembrar que quem aplica na poupança da Sicredi Pioneira RS, além de contar com a tradição, solidez e a segurança de quem é reconhecido pelo Banco Central como a instituição financeira privada mais antiga em funcionamento do Brasil e a cooperativa de crédito mais antiga da América Latina, com mais de 118 anos de história, contribui também para o desenvolvimento da região e que, se for associado, ainda participa da distribuição dos resultados da cooperativa, que se configura como uma oportunidade de rentabilidade extra.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!