23/06/2020

Consciência financeira para enfrentar o novo normal: confira em nossa live de quarta-feira

Como está sua relação com as finanças? Suas decisões são baseadas em escolhas emocionais ou racionais? Você tem clareza sobre o quanto é despendido durante o mês? Precisou mudar seu comportamento diante da crise? Essas serão apenas algumas questões levantadas na live de quarta-feira, 24 de junho, às 19h30min, no Instagram da Sicredi Pioneira RS (@sicredipioneiraoficial) – a quarta edição da conversa virtual, que integra as atividades do movimento Juntos pelo Consumo Local.

A educadora e terapeuta financeira, Marcia Kleemann é a convidada da noite, que vai falar sobre “consciência financeira: um olhar necessário para o novo normal”, sob a condução de Eduarda Neves, analista de Comunicação e Marketing da Sicredi Pioneira RS. O bate-papo vai priorizar o cuidado que você deve ter com o dinheiro, prospectando uma relação saudável com seu orçamento. “Além da atenção habitual, precisamos conceder o respeito merecido. Às vezes reagimos de forma automática, de acordo com o que sentimos e esquecemos de ponderar sobre o que é essencial e aquilo que podemos deixar para mais tarde”, esclarece Marcia. Muitas famílias tiveram sua fonte de renda reduzida, obrigando-as a adotar uma nova dinâmica para vencer seus gastos. Chegou a hora de mudar a consciência sobre as finanças. E mudar rápido! “O modelo de orçamento passou a ser o de ganhar-guardar e só depois, gastar”, aponta.

A crise econômica condicionou a todos numa perspectiva semelhante, pois não sabemos como será o futuro, mas temos certeza de que é necessário tomar decisões que, ao menos, constituam sustentabilidade ao nosso presente. Conforme Marcia, é importante que as pessoas olhem para suas receitas e tenham muita lucidez para controlar o que entra e sai, estabelecendo uma boa relação com o dinheiro que conquistamos por meio do trabalho empreendido. “Não significa deixar de usar a emoção, mas sermos estratégicos e colocá-la ao nosso favor. Você nunca teve vontade de adquirir algo, para consumo próprio, por ter enfrentado situação estressante na tentativa de preencher um certo vazio interior? Pensando com mais tranquilidade, aquela compra faria realmente diferença naquele momento?”, indaga. A consciência pode lhe dar uma resposta muito mais efetiva e contribuir para seus acertos diários. À frente dos encontros de educação financeira da Sicredi Pioneira RS, que eram presenciais antes do distanciamento social - tendo reunido mais de 3,5 mil associados em 2019 – Marcia assume que também precisou se reinventar. Em formato digital, as palestras, encontros e até atendimentos individuais passaram a incluir outros conteúdos. “O modo online trouxe os mesmos resultados. Talvez uma modalidade que veio para ficar”, analisa.

Este cenário diferente, por vezes temido por ser ainda desconhecido, viabiliza novos hábitos. “Permita-se olhar para a atual realidade financeira, busque sustentabilidade, pois o dinheiro interfere em todas as áreas de nossa vida. Ao construir uma relação positiva com ele, você estará ganhando qualidade de vida. Se ainda não tiver uma reserva, o faça. Assim, este momento pode ser menos doloroso e você terá mais confiança para superá-lo”, sugere.

Te convidamos a criar condições para planejar melhor suas escolhas e a enfrentar esta fase com mais consciência sobre seus atos. Te aguardamos nesta quarta, dia 24, às 19h30min, no Instagram @sicredipioneiraoficial!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!