08/09/2020

Inspiração para liderança de negócios conscientes, a Mercur é tema da próxima Live Sicredi

Thomas Eckschmidt, fundador do movimento *Capitalismo Consciente no Brasil, recebe Jorge Hoelzel Neto, facilitador de direção da gaúcha Mercur

*Uma organização possui o nível de consciência do seu líder, que precisa servir a uma causa muito maior que o próprio ego ou à representação de poder que seu cargo confere.  E parece que a Mercur S/A - sediada em Santa Cruz do Sul, que desenvolve produtos onde a borracha natural é a principal fonte de matéria-prima para atuar nos segmentos de educação, saúde e revestimentos – está fazendo bem o dever de casa. O case da empresa será tema da Live Sicredi desta quarta-feira, 09/09, quando Thomas Eckschmidt, fundador do Capitalismo Consciente no Brasil e presidente da maior rede de consultores de Capitalismo Consciente no mundo, vai receber Jorge Hoelzel Neto, facilitador de direção da Mercur S/A. O encontro virtual versará sobre “Mercur, uma inspiração para a liderança de negócios conscientes”, às 19h30min, no Instagram @sicredipioneiraoficial e pelo canal youtube.com/sicredipioneirars, com tradução simultânea em libras. 

O bate-papo vai explorar a jornada do convidado no redirecionamento da empresa, iniciado em 2007, para o que é realmente considerado importante às pessoas, clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, meio ambiente e investidores. “Jorge se diz um facilitador. Isso já é uma forma de comunicar o estilo de liderança que predomina dentro da organização. A Mercur tem todos os fundamentos de um capitalismo mais consciente: conta com um líder que serve a causa, ao seu ecossistema, possui uma cultura responsável, baseada em valores que alavancam a sua causa, integra todos seus stakeholders e ainda estão resolvendo um problema por meio de sua atividade empresarial”, cita Thomas. A crise econômica, que está impactando o mundo dos negócios, não abalou as estruturas da Mercur. Neste momento de ajustes - como Thomas Eckschmidt referencia a crise – é a vez das empresas, que não estão resolvendo seus problemas, correrem o risco de desaparecer ou sair desta turbulência em situação bastante precária. “Com base nos resultados alcançados pelas organizações humanizadas - aquelas que aplicam os fundamentos do Capitalismo Consciente - muitos perguntam ‘como eu posso salvar a minha empresa agora, no meio da crise?’ A realidade é que se pode fazer pouco neste período. As empresas humanizadas se fortalecem na crise”, explica. 

De acordo com Thomas, empresas de qualquer segmento podem se tornar humanizadas. É evidente que uma fabricante de armamento bélico ou uma indústria de cigarros dificilmente encontrará espaço natural para adotar tais práticas. “Porém, há exemplos muito fortes sobre o que operadoras em exploração petrolífera têm realizado a partir de sua atividade. Precisamos reconhecer que, de alguma forma, as empresas podem mudar, bem como suas lideranças, e dentro de sua capacidade e talento servirem mais positivamente à sociedade”, aponta. Thomas espera descobrir, junto aos participantes da Live Sicredi, o case apresentado por Jorge Hoelzel Neto, que reitera o propósito da Mercur S/A em unir pessoas e organizações para construir encaminhamentos e criar soluções sustentáveis.

Vem conversar com a gente! Nosso encontro já está marcado: dia 09/09, às 19h30min, no Instagram @sicredipioneiraoficial e pelo canal youtube.com/sicredipioneirars.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!