Blog Pioneira

Movimento Juntos pelo Consumo Local estreia série de lives no Instagram da Sicredi Pioneira RS

02/06/2020
Movimento Juntos pelo Consumo Local estreia série de lives no Instagram da Sicredi Pioneira RS  | Blog Sicredi Pioneira

A partir de amanhã, 03/06, a Sicredi Pioneira RS passa a transmitir lives integradas ao Movimento Juntos pelo Consumo Local. Os eventos online acontecem sempre às quartas-feiras, por meio do Instagram @sicredipioneiraoficial, às 19h30min, com convidados a cada edição. Nesta quarta, o Diretor de Negócios da cooperativa, Luiz Cesar Wazlawick conduz um bate-papo virtual com Alcir Meyer, Analista de Relacionamento com o Cliente da Gerência Regional Serra Gaúcha do Sebrae/RS. Sob o tema “Adaptar para Prosperar”, Meyer vai abordar a importância e as estratégias de adaptação de negócios em momentos de crise, identificando oportunidades mediante modelos práticos que podem ser aproveitados como exemplos de ações, de acordo com o segmento. “Estamos conhecendo as possíveis alternativas juntos”, disse o palestrante, referindo-se ao momento único da economia global, provocado pela pandemia. “Porém, é importante termos paciência para evitar decisões inadequadas; atitudes, que, por mais difíceis de serem tomadas, em algumas situações serão necessárias; controle ao fluxo de caixa, a fim de analisar permanentemente as compras e o desempenho da empresa”, acrescenta.

A cautela empresarial nesta economia do distanciamento, conforme nominou Alcir Meyer, servirá para criar oportunidades futuras ao compreender o comportamento do consumidor, que já se mostra bem mais criterioso em suas escolhas. Os produtos poderão ser comuns no mercado, mas o serviço prestado para gerar valor poderá fazer a diferença, ditando assertividade na concepção do cliente. Até a tão decantada inovação precisa ser bem administrada, evitando quebras abruptas de conceitos nas formas de atendimento e ofertas de mercadorias. “Não é hora de correr riscos. A inovação precisa acompanhar a direção que o consumidor quer tomar, qual fluxo ele está seguindo, o que deseja”, argumenta.  E é o próprio consumidor quem vai estabelecer o ritmo da retomada econômica, dependendo das peculiaridades de cada segmento.

Meyer citou o exemplo do ramo hoteleiro que, como o turismo, deve ensaiar uma recuperação mais lenta. “As pessoas poderão optar por destinos mais afastados de grandes centros ou aglomerações, buscando localidades próximas à natureza. Isto vai influenciar a ocupação e receita de determinados hotéis”, aponta. A pandemia trouxe incertezas e impôs mudanças de comportamento, mas muitas organizações também puderam colher resultados, possivelmente não alcançados em períodos considerados normais. No Brasil, o e-commerce atingiu uma evolução de cerca de 10 anos, apenas nos últimos meses. “As empresas tiveram que encontrar caminhos”, observa Meyer, que acredita ser essencial não se acomodar, mesmo quando a crise perder força. “Quem ainda não iniciou, comece a trabalhar estratégias de comunicação e marketing, disponibilizando-se para o mercado. Encontre e mostre o seu valor, esteja presente para o seu público, analise o seu negócio”, sugere. Na região da Serra Gaúcha, as empresas já demonstram estar atentas, onde o Sebrae/RS superou 6,6 mil atendimentos no modelo de consultoria digital, serviço igualmente oferecido aos associados devido à parceria mantida com a Sicredi Pioneira RS. O serviço pode se estender até três meses, constituindo-se numa ferramenta para incrementar o desenvolvimento do negócio, preservando a geração de renda e emprego, bem como o crescimento das comunidades.

Calendário de lives

A live desta quarta-feira faz parte de um calendário promovido dentro da estratégia do movimento liderado pela Sicredi Pioneira RS, ao destacar temas que versam sobre os seus quatro pilares: educação financeira, investimentos, apoio aos associados e consumo local. O principal propósito consiste em conscientizar o consumidor e o empresário sobre a importância de priorizar itens produzidos ou vendidos em sua localidade, valorizando empreendimentos da área de ação, sejam presenciais ou em formato online, contribuindo para o fortalecimento da região.

O sucesso da primeira live do Juntos pelo Consumo Local, realizada em 27 de abril, que teve Thomas Eckschmidt, co-fundador da Rede Internacional Conscious Business Journey, como convidado, deu margem para implementação de encontros virtuais com os associados, uma vez por semana. Uma oportunidade para trocar experiências e atualizar conhecimentos, mesmo diante de adversidades. Te esperamos no Instagram @sicredipioneiraoficial!