04/06/2021

O que você precisa saber sobre o WhatsApp Pay

*Pagamentos pela plataforma sem a cobrança de taxas estão sendo liberados desde o último mês. Entenda como utilizar

*Já faz tempo que o WhatsApp entrou para a nossa rotina. O aplicativo para troca de mensagens instantâneas possibilita desde o contato com amigos e familiares até a divulgação de produtos, no caso de empreendedores. Só faltava receber e enviar valores pela plataforma, certo?

Agora essa funcionalidade existe. Desde o dia 5 de maio, o WhatsApp vem liberando gradualmente uma função chamada WhatsApp Pay. A ferramenta autoriza pagamentos por meio do próprio chat, mas apenas de pessoas físicas (ao menos por enquanto), e já está liberada para transações do Sicredi.

Antes de mais nada, é importante saber que o WhatsApp desenvolveu o recurso para “transferências pessoais entre amigos e familiares e para a compra de bens e serviços, não para o recebimento do dinheiro por vendas”. Desse modo, caso um usuário receba valores provenientes de vendas fora do WhatsApp Business, ele pode ter sua conta bloqueada.

Tem outras dúvidas sobre o WhatsApp Pay? Confira abaixo:

  1. É seguro?

Sim. Para se ter ideia, o plano era lançar a funcionalidade ainda no ano passado, mas o Banco Central (BC) interrompeu o andamento para solicitar uma avaliação de risco. Essa avaliação é essencial para garantir que o método seja seguro e funcione de acordo com o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Feita a análise, o WhatsApp Pay já pode operar seguindo todas as especificações do BC. O uso da solução apresenta camadas de segurança “invisíveis”, que são soluções técnicas e, também, algumas validações durante o processo de utilização do aplicativo.

  1. Como posso utilizar?
  • Primeiro, é necessário estar com o aplicativo do WhatsApp atualizado. Verifique na sua loja: Google Play, em caso de sistema Android, ou App Store, para aparelhos com iOS;
  • Depois, aceite os Termos de Serviço e crie sua senha de pagamento;
  • Confirme o uso de biometria (nos celulares com essa tecnologia) e insira seus dados pessoais;
  • Cadastre os dados do cartão;
  • Valide seu cartão com o Sicredi na Central de Atendimento ou via SMS (por isso, é muito importante estar com seu número de celular atualizado na cooperativa).

Para enviar valores: você deve cadastrar um cartão de débito, pré-pago ou combo com as bandeiras Visa ou Mastercard. Os pagamentos podem ser feitos entre diferentes instituições financeiras, desde que elas possuam a funcionalidade. A função crédito é autorizada somente para pagamentos a lojas que usam o WhatsApp Business.

Para cobrar valores: além de receber, é possível solicitar pagamentos, incluindo mensagens personalizadas. Para isso, acesse a opção “Pagamentos” > “Solicitar”.

  1. Taxas vão ser cobradas?

Essa é uma boa notícia para os usuários do WhatsApp: sem cobranças de taxa por transferência. No entanto, há algumas regras:

- O valor máximo permitido por transação é de R$ 1 mil. Se for preciso transferir um valor maior, a movimentação terá de ser feita em transferências separadas;

- Também há um limite de transferências diárias: cada usuário pode receber até 20 transferências;

- Por mês, o limite é de R$ 5 mil para envios e até R$ 5 mil para recebimentos, em contas Sicredi cadastradas.

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