Blog Pioneira

Pioneira celebra Dia Internacional do Cooperativismo com evento digital

30/06/2020
Pioneira celebra Dia Internacional do Cooperativismo com evento digital | Blog Sicredi Pioneira

No próximo sábado, dia 4, cooperativistas de todo o mundo estarão celebrando. É que a data marca o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado do mês de julho, desde 1923, para homenagear a confraternização de todos os povos ligados a essa filosofia de gestão. A Sicredi Pioneira RS, que tradicionalmente participa das comemorações, não ficará de fora do calendário neste ano. A partir das 9h do sábado, dia 4, a cooperativa realiza, em seu canal do YouTube, a live “Legados de Amstad: um olhar atual sobre a história do cooperativismo”. Para o bate-papo, o presidente da cooperativa, Tiago Schmidt, e a vice-presidente, Heloísa Lopes, recebem o conselheiro da Pioneira e presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Mário Konzen, e o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

Para Tiago Schmidt, celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo é alertar a sociedade sobre a importância de assumir comportamentos e atitudes mais colaborativas, construtivas e cooperativas no dia a dia. “Esta data vem para conscientizar sobre como todos podemos ter uma vida melhor, baseada no desenvolvimento econômico e social, com princípios de igualdade, equidade, respeito, justiça e paz. Coisas tão necessárias e que estão fazendo ainda mais falta neste momento”, diz o presidente.

Nesse sentido, a live do próximo sábado realizará um resgate da história do Padre Theodor Amstad, fundador da Sicredi Pioneira RS e de tantas outras cooperativas no país, eleito Patrono do Cooperativismo Brasileiro. Ao contar a história de Amstad, seus ensinamentos e os legados que servem como guia até hoje, a Pioneira mostra o quanto o cooperativismo é atual e pode ser conectado na vida cotidiana. “Quanto mais nós pudermos contribuir para aumentar a consciência das pessoas sobre os benefícios de uma vida voltada à cooperação, ao invés da concorrência, do individualismo, mais ganhos teremos enquanto sociedade. E que forma melhor para fazer isso do que contando histórias? Mostrando o quanto a união já fez a diferença para nossos antepassados em momentos de dificuldade, como aqueles em que vivemos hoje”, explica Tiago.

Quer celebrar a data e saber mais sobre essa história? Então programe-se!

O quê? Live “Legados de Amstad: um olhar atual sobre a história do cooperativismo”

Com Tiago Schmidt, Heloísa Lopes, Mário Konzen e Márcio Port

Quando? 4/7 (sábado), às 9h

Onde? YouTube da Sicredi Pioneira RS (youtube.com/sicredipioneirars)

Esperamos você!