07/07/2020

Resgate e valorização da história para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo

O Dia Internacional do Cooperativismo - comemorado no primeiro sábado do mês de julho - oportunizou um resgate à história e uma homenagem ao legado deixado pelo padre suíço Theodor Amstad, fundador da primeira cooperativa de crédito da América Latina e de outras 38 cooperativas no RS e SC, além do primeiro sindicato agrícola do Brasil. Na manhã do último sábado, 4 de julho, o presidente e a vice-presidente do Conselho de Administração, Tiago Schmidt e Heloísa Lopes, respectivamente, protagonizaram uma live no canal da Sicredi Pioneira RS no YouTube, junto aos convidados Mário Konzen, presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, e Márcio Port, vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste.

Passados 117 anos da constituição da Caixa Rural, que hoje deu lugar à Sicredi Pioneira RS, a essência do cooperativismo prevalece no tempo, traçando as melhores conexões com o que vivemos no presente e as condições de planejamento para o futuro. O visionário Amstad concedeu experiências, que não se limitaram somente à religiosidade, para os imigrantes germânicos que chegavam no interior do Estado em busca de terra para plantar e subsistir. Sem muitos recursos, o padre percebeu que os colonizadores (e suas famílias numerosas) poderiam prover economia e educação mediante a união de esforços em torno de um propósito comum. Começava a nascer o cooperativismo de crédito no Brasil, inspirado no movimento alemão Raiffeisen, primeira cooperativa rural do mundo que levou o nome de seu fundador, Friedrich Raiffeisen. “Amstad usava uma frase para exemplificar a base do modelo cooperativista: se uma pedra grande atravessa o caminho e 20 pessoas querem passar, não conseguirão se, uma por uma, a tentar remover individualmente. Mas se 20 pessoas se unirem e fizerem força ao mesmo tempo, sob orientação de uma delas, conseguirão afastar a pedra e abrir caminho para todos”, lembra Mário Konzen.

Com habilidade nata para identificar lideranças, padre Amstad gostava de percorrer as localidades e conhecer as necessidades de seus moradores. A falta de médicos e hospitais agravava a situação de gestantes, que perdiam a vida no momento do parto, bem como a de seus bebês. Isto o motivou a trazer um médico de Estrela (RS) para capacitar parteiras. A estrutura social também não demorou a se delinear, com a criação da Bauernverein, primeira associação de agricultores, e a Volksverein, sociedade de união popular, propostas inovadoras que buscavam o bem-estar das famílias e da comunidade colonial. “Até um fato desagradável que ocorreu com padre Amstad contribuiu para a formação da primeira Central das Cooperativas, em 1925. Ele sofreu uma queda numa de suas viagens, obrigando-o a se locomover em cadeira de rodas. Sem a presença do padre, as cooperativas contabilizaram problemas organizacionais e administrativos, cuja solução foi instituir uma Central para auxiliar nestas questões”, explica Márcio Port. O cooperativismo de crédito começou a impactar, inclusive, em parte da história rio-grandense. “Nas regiões que abrigam cooperativas, é comprovado o aumento do PIB em torno de 5,6%, bem como é maior a geração de renda. O propósito do padre Amstad em constituir sociedades prósperas se funde com o que trabalhamos hoje para construir comunidades melhores”, salienta Tiago Schmidt. “Não recriamos nada. Os anos passam, mudam as pessoas, mas a essência cooperativista é a mesma, pois estamos replicando o que aprendemos”, complementa Márcio Port.

Primeira mulher a ocupar a vice-presidência da Sicredi Pioneira RS, Heloísa Lopes destaca-se por valorizar a bandeira da educação e estimular a liderança no meio jovem. “Padre Amstad valorizava a mulher imigrante e reiterava a educação como estratégia do sucesso, sem ela não há horizontes, ele dizia”, enfatiza. Mário Konzen enumerou exemplos de ensino que deram certo frente à proposta cooperativista, como o programa A União faz a Vida e as Cooperativas Escolares, que fomentam o exercício de empreendedorismo e responsabilidade entre os estudantes. “O cooperativismo é centenário, porém não ultrapassado. Não basta concordar, precisamos colocar em ação, cada um fazendo sua parte”, entende.

Segundo Tiago Schmidt, a live atingiu seu objetivo de dar luz à história de um jesuíta à frente de seu tempo, que culminou, mesmo despretensiosamente, por torná-lo Patrono do Cooperativismo Brasileiro, conforme Lei 13.926/2019. “O modelo cooperativista é representado por tantas outras instituições do gênero, não somente o Sicredi. A homenagem se deve por acreditarmos que pode dar certo”, reforça Márcio Port.

A nostalgia que fez história

Ao final da live, a Sicredi Pioneira RS realizou o lançamento de um vídeo que remonta à passagem da história pela visão de duas testemunhas oculares, descendentes de fundadores que viram o cooperativismo tomar forma e se estabelecer no RS: o historiador Ovídio Hillebrand e Werno Neumann, que seguiu os passos de três gerações da família e foi gerente da cooperativa. “Padre Amstad encontrou um terreno fértil na Linha imperial, onde cerca de 80% dos imigrantes eram originários da Boêmia, região da Europa Central e atual território da República Tcheca. As reuniões eram produtivas, os participantes eram unidos, conscientes sobre seu papel de fortificar a antiga Caixa Rural. Meus antepassados guardavam as cadernetas de controle financeiro”, relata, em tom nostálgico, Ovídio Hillebrand.  “Não havia bancos nas localidades. A Caixa de Economias e Empréstimos Amstad era a opção para seus associados fazerem suas aplicações com segurança. A cooperativa, fundada em 1902, prezava pela transparência”, defende Werno Neumann.  Mais tarde, ela se transformou na Sicredi Pioneira RS.

Neumann aponta as dificuldades da época, muitas decorrentes dos reflexos da 1ª Guerra Mundial, famílias sem recursos que precisavam sobreviver fora do seu país de origem. “O cooperativismo transmitiu esse espírito de organização e trabalho”, pondera. “Tínhamos a força das famílias”, rememora Ovídio Hillebrand. Você pode rever a live Legados de Amstad e o vídeo documental Diálogos sobre a Vida Cooperativa, disponíveis no canal da Sicredi Pioneira RS no YouTube (youtube.com/sicredipioneirars). Uma oportunidade para conhecer melhor o cooperativismo, definido por uma nova forma de contemplar as pessoas como centro do negócio e as comunidades como instrumento de desenvolvimento social.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!