27/10/2020

Roteiros turísticos da região conjugam ótimas opções para o feriadão de novembro

*Rotas regionais oferecem atrações e experiências únicas aos visitantes, fomentando o turismo local e resgatando raízes culturais

*Novembro chega com mais um feriadão na bagagem! Enquanto muitas pessoas preferem passar o Dia de Finados (02/11, próxima segunda-feira) em clima intimista para relembrar seus entes queridos, outros optam por viajar e curtir o descanso com a família. A Serra Gaúcha, Regiões das Hortênsias e do Vale dos Sinos conjugam alguns dos roteiros mais disputados do Sul do país. Este ano, devido à pandemia, o passeio – independente do destino escolhido - não dispensa todos os protocolos de distanciamento e segurança sanitária. Afinal, é possível se divertir e apreciar belas paisagens, com cuidado e evitando aglomerações.

Destinos como a Rota Romântica, o Vale Germânico e o Passo do Vinho surgem como alternativas de viagem. A sugestão aos aficionados pela natureza e a cultura alemã é a Rota Romântica, rodeada por plátanos que oferecem um colorido especial, principalmente durante o outono, e repleta por construções no estilo enxaimel, a arquitetura típica germânica. Com um roteiro que passa por 14 municípios (São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula), a região possui diversas opções de lazer, além de hotéis e pousadas aconchegantes e gastronomia farta. A primavera traz o colorido dos jardins e praças, bem como a possibilidade da prática esportiva em meio à natureza, a partir de trilhas e caminhadas disponíveis em quase todas as cidades que compõem o destino turístico. Outra atração é o Circuito de Cicloturismo, a partir de iniciativa da Associação dos Municípios da Rota Romântica, que também ganhou o apoio da Sicredi Pioneira RS. O trajeto de 355 quilômetros, conduzido por um guia, pode ser feito sozinho ou em pequenos grupos, passando pelos seus 14 municípios.

O Vale Germânico identifica e define o Vale do Sinos no Mapa do Turismo Brasileiro, remetendo à origem germânica das cidades e sua cultura. Fazem parte: São Leopoldo (berço da colonização alemã no Brasil), Araricá (conhecida como a “cidade das azaléias”); Campo Bom (abriga o Largo Irmãos Vetter, palco de shows e comemorações natalinas); Dois Irmãos (mantém viva a tradição germânica, comemorando anualmente o Kerb de São Miguel, celebração da cultura e religiosidade alemã), Ivoti (a “cidade das flores”); Morro Reuter (entre seus destaques estão o Caminho das Artes e o Obelisco de Livros); Novo Hamburgo (sede do maior parque de exposições e feiras coberto da região, também preserva o Centro Histórico de Hamburgo Velho); Santa Maria do Herval (geografia ideal para caminhadas pela natureza, vales e cascatas) e Sapiranga (a “cidade das rosas”).

O Passo do Vinho é um novo destino de enoturismo criado para fortalecer a região de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Os visitantes realizam um passeio pelo mundo dos vinhos, da culinária saborosa e da hospitalidade características da Serra Gaúcha. Além de conhecer as vinícolas das localidades, o roteiro inclui visitas guiadas por casarões centenários e parreirais em cenários encantadores, degustações e jantares harmonizados. Aberto ao público durante todo ano, o Passo do Vinho proporciona a experiência única de reviver a história dos imigrantes italianos. Pousadas, museus, restaurantes, adegas e produções artesanais, como doces e geléias coloniais, integram o pacote de atrações.

**Zaandam, o sonho holandês

**A Cidade Zaandam, em Nova Petrópolis, surgiu da ideia de uma família de descendentes holandeses que sonhavam em reproduzir a vida em uma localidade típica da Holanda. A nominação homenageia a cidade do Rio Zaan, situado na província de North Holland. Empreendimento privado que fomenta diretamente a cadeia turística de Nova Petrópolis e seu entorno, Zaandam traduz a magia e o entretenimento nos diferentes ambientes recriados, desde a padaria, restaurante e cervejaria até o Museu Klop, moinho gigante e o canal de água.

A abertura está marcada para esta sexta-feira, 30/10. Com espaços dedicados a crianças, atrações artísticas, eventos particulares e corporativos, os visitantes poderão conferir esse pedacinho da Holanda por meio de experiências incríveis, como o anjo nórdico e o show de luzes *Wals van Lichten.

***Sicredi na Festuris

**Os destinos turísticos Rota Romântica, Vale Germânico e Passo do Vinho serão parceiros da Sicredi Pioneira RS no estande montado, junto ao Sebrae/RS e Sindtur Hortênsias, na Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), que acontece de 5 a 8 de novembro, no Serra Park. Seguindo uma série de protocolos sanitários, que incluem serviços e equipamentos de higienização para proteção dos participantes, o evento será presencial, com programações em formato híbrido. Diferente do Festuris Connection, a feira será caracterizada como de negócios, devendo reunir 17 mil participantes. A presença da cooperativa reforça o caráter estratégico do turismo no desenvolvimento das comunidades e como um dos segmentos propulsores para retomada da economia. Em breve, mais informações sobre o evento.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!