05/10/2021

Saiba mais sobre o grafeno, o material revolucionário que deve impulsionar a indústria local nos próximos anos

O grafeno tem sido reconhecido como a inovação que vai transformar e desenvolver ainda mais a indústria local. Isso porque, além de ser uma tecnologia que já demonstrou seu potencial, sendo capaz de substituir matérias-primas com décadas de uso, o grafeno é leve, resistente e aplicável em vários setores da indústria.

Revestimentos avançados, materiais inteligentes, equipamentos de segurança, medicina regenerativa, nanotecnologia, compósitos, polímeros, metais e cerâmicas são apenas algumas das aplicações do grafeno.

Para impulsionar ainda mais o desenvolvimento da indústria e o ecossistema de inovação local, a Sicredi Pioneira e a Sicredi CooperUCS lançaram na Mercopar, no dia 5 de outubro, a Linha de Investimento em Grafeno, uma linha de crédito exclusiva para apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados ao material.

Saiba mais sobre a Linha de Investimento em Grafeno e Mercopar

Fique por dentro da programação da Sicredi Pioneira na Mercopar

Mas, afinal, de onde vem o grafeno e como ele pode ajudar a cadeia produtiva local? Confira abaixo:

  1. Afinal, o que é o grafeno?

O grafeno é uma das formas do carbono, assim como o diamante, o carvão e o grafite (substância de onde vem o grafeno). Ele é um material com transparência elevada, leve, maleável, resistente ao impacto e à flexão, além de um excelente condutor térmico e elétrico.

  1. O que pode ser feito com ele?

Em suma, materiais que requerem alta engenharia como na área de nanotecnologia. Ele é o material mais leve e forte do mundo, cerca de 200 vezes mais resistente do que o aço. Uma folha de grafeno de 1m² pesa 0,0077 gramas e pode suportar até 4 kg.  Também é o material mais fino que existe: o grafeno possui a espessura de um átomo, sendo 1 milhão de vezes menor que um fio de cabelo.

  1. Em que tipo de produto ele pode ser aplicado?

O grafeno permite o desenvolvimento de produtos com alta resistência mecânica, capacidade de transmissão de dados e economia de energia. Pode ser usado na produção de telas e displays LCD, touchscreens, componentes eletrônicos com altíssima capacidade de armazenamento e processamento de dados, baterias de recarga instantânea, entre outros.

  1. O que o grafeno representa para o desenvolvimento local?

O grafeno pode contribuir para fortalecer ainda mais a posição das indústrias locais no mapa da inovação. A primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina fica aqui na área de atuação da cooperativa: a UCSGRAPHENE, instalada no campus-sede da Universidade de Caxias do Sul. Em funcionamento desde março de 2020, a unidade possui 775 m² e está conectada ao Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS.

Agora que você já sabe sobre o que é o grafeno e quais são suas potencialidades e aplicações na economia local, não deixe de acompanhar o blog da Pioneira e nossas redes sociais para saber ainda mais sobre o tema.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!