02/03/2021

Saiba por que é ainda mais importante priorizar o comércio local durante a bandeira preta

*Dar preferência para as micro e pequenas empresas locais é uma forma de ajudar a fortalecer a sua comunidade

*Em abril de 2020, em meio a primeira onda da Covid-19, a Sicredi Pioneira RS lançou o movimento “Juntos pelo Consumo Local” para fortalecer produtores e negócios das comunidades onde está inserida, preservando assim a fonte de renda e emprego em meio à pandemia. Agora, em 2021, a região de atuação da Sicredi Pioneira RS está classificada na bandeira preta do Modelo de Distanciamento Controlado, o que traz restrições de mobilidade social e atendimento em diversos setores, sendo o comércio um dos mais afetados pela falta de circulação de pessoas e dinheiro nas cidades.

Conforme dados do Sebrae, mais de 90% das empresas do País pertencem a micro ou pequenos empreendedores e representam mais da metade dos empregos formais. Nesse cenário, a cooperativa relembra a necessidade de dar preferência às empresas e iniciativas locais. Nesse momento, onde a circulação pelas cidades e comércios deve ser restrita, priorizar os estabelecimentos e produtores da sua cidade nas compras do dia a dia é um gesto que faz com que boa parte da renda da comunidade se mantenha no ecossistema local, auxiliando na circulação da economia, na manutenção das empresas e dos empregos. Mas lembre-se: as compras devem ser feitas sempre com cautela, segurança, respeitando o distanciamento, utilizando os e-commerces locais, as tele-entregas e tele-buscas, e sem descuidar da segurança financeira.

O mesmo cuidado vale para a forma de pagamento escolhida. Uma ótima solução para o momento é o uso do Pix para pagamentos e transferências. Com ele, o pagamento é instantâneo e seguro. Além disso, também dispensa o uso do dinheiro físico, evitando assim o risco de contaminação por manuseio, e possibilita o acesso mais rápido a valores por parte dos comerciantes, melhorando o fluxo de caixa e o capital de giro ao longo do dia, principalmente dos pequenos negócios.  

Confira como utilizar o PIX no aplicativo Sicredi:

Clique em “Menu” e depois na aba “Pix”. Se você ainda não fez o cadastro, vá em “Cadastro” e defina as suas chaves. Já tem o cadastro? Então é só começar a usar:

  • Para fazer uma transferência, leia o QR Code ou preencha os dados da chave do contato para quem vai transferir o valor e pronto. Em cerca de 10 segundos, já estará na conta;
  • Para receber, basta informar a sua chave Pix para quem irá fazer o um pagamento.

Nosso atendimento durante a bandeira preta

Durante a vigência das restrições do Modelo de Distanciamento Controlado, as agências da Sicredi Pioneira RS seguirão com o mesmo atendimento próximo e dedicado em todos os nossos canais e sem redução no horário habitual de atendimento, porém, para garantir a saúde de nossos associados, alguns cuidados são necessários. Sendo assim, o WhatsApp é uma das principais ferramentas de comunicação com a cooperativa. Por meio do número (51) 3358.4770, o associado pode conversar diretamente com o seu gerente para tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos e serviços da cooperativa sem sair de casa, além de efetuar o agendamento prévio, caso precise se deslocar até uma agência. Além disso, no mesmo número, o associado também conta com a ajuda do Theo, assistente virtual do Sicredi que apoia em diversas dúvidas e necessidades.

Priorize os canais digitas (aplicativo Sicredi, Internet Banking e PIX) para realizar transações com segurança e evitando aglomerações e, quando for fazer compras, escolha o comércio local. Dessa forma, passaremos juntos por esse momento e construiremos comunidades cada vez melhores!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!