Blog Pioneira

Segunda edição do Festuris evidencia a cadeia da alimentação como fomento ao turismo regional

06/10/2020
Segunda edição do Festuris evidencia a cadeia da alimentação como fomento ao turismo regional | Blog Sicredi Pioneira

Patrocinadora do evento digital, de 6 a 8/10, em Gramado, a Sicredi Pioneira RS vai compartilhar cases de associados que fomentam essa cadeia

A pandemia do coronavírus provocou uma queda recorde na economia brasileira durante o segundo trimestre, chegando a 9,7% em relação aos três primeiros meses de 2020, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A exceção ficou por conta do agronegócio e toda a cadeia produtiva que o sustenta, crescendo 0,4% no período. A força do Agro pode representar um dos pilares da recuperação do setor de alimentação e da retomada do turismo regional. Uma nova realidade que começa a se delinear, quando os visitantes devem substituir longas distâncias urbanas por roteiros pelo interior dos municípios, mais próximos às suas localidades de origem.

Consciente sobre a importância estratégica do turismo no fomento ao desenvolvimento social e econômico nas comunidades onde está inserida, a Sicredi Pioneira RS se aliou à segunda edição do Festuris Connection, sendo uma das patrocinadoras deste evento totalmente em formato digital, que começa hoje (06/10) e se estende até quinta-feira, 08/10, em Gramado. O Festuris vai oportunizar o debate sobre cenários, tendências e a troca de experiências, centralizado no tema: “O Futuro da Alimentação e da Gastronomia – Origem, Mesa e Turismo”, devendo reunir representantes do Brasil, México, Peru e Paraguai. Além de patrocinadora, a cooperativa também traz o empreendedor e ex-produtor rural, Thomas Eckschmidt, como um dos palestrantes convidados. Um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Rastreabilidade e do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, Thomas preside a maior rede de consultores do Capitalismo Consciente, com mais de 150 consultores distribuídos em 13 países. A vivência em diferentes frentes de trabalho permitiu a concepção de uma certeza que o palestrante pretende compartilhar com os participantes do evento: “O alimento é a maior rede social do mundo. Precisamos produzir para viver, comer, nos conectar. E a conexão tem que ser local, celebrando as estações, valorizando as peculiaridades, respeitando o meio ambiente e nossas regiões”, aponta.

O Festuris Connection II aposta numa programação diversificada, que inclui o estudo de caso sobre Gramado como destino gastronômico, debates, palestras – a Palestra Magna vai abordar “O Futuro da Alimentação: saúde, economia e meio ambiente” -, bem como a Cozinha Show on-line. Esta atração vai estar focada na temática do Estado gaúcho, com sua representatividade nos produtos típicos, cultura alimentar, tecnologia e inovação, agronegócio.

A Sicredi Pioneira RS ainda terá presença efetiva em um dos painéis do Festuris, intitulado “Cadeia de valor da alimentação: casos de sucesso de associados da Sicredi Pioneira RS”. Neste painel, o diretor executivo Solon Stahl vai falar sobre as estratégias da cooperativa que fomentam o turismo regional e cases de associados que integram a cadeira de alimentos, gastronomia e experiência.  

Durante os três dias, os participantes do Festuris poderão compreender melhor o esforço empregado na produção rural e o ecossistema do qual faz parte, sendo mola-motriz para alavancar o turismo na região. Entre os assuntos, serão levantadas questões sobre qualificação dos serviços de entrega de refeições de bares e restaurantes em função da quarentena, além das adaptações e investimentos necessários para o retorno do atendimento presencial, respeitando os cuidados de biossegurança. A cozinha de ingredientes - uma tendência que está revolucionando a gastronomia moderna - poderá ser conferida a partir da aplicação de técnicas culinárias em produtos que já fazem parte do cotidiano. 

 

Desconto para associados

Os associados da Sicredi Pioneira RS que desejarem acompanhar as atrações da Festuris Connection II terão um desconto especial, fazendo a inscrição por apenas R$ 85,00. Basta acessar o código https://bit.ly/339WLwl.

O evento digital tem o apoio institucional da Prefeitura de Gramado, patrocínio da Sicredi Pioneira RS, Casa Hotéis, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e OvosRS, além do apoio de Abrasel Hortênsias e Prawer Chocolates. A realização é de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.