24/11/2020

Sicredi lança programa Cooperação na Ponta do Lápis na 7ª Semana ENEF

O programa reforça ações já feitas pelo Sistema Sicredi e objetiva ajudar as pessoas a ter uma vida financeira mais saudável e tranquila

Ser efetivamente um agente de transformação nas comunidades onde a cooperativa está inserida sempre foi um dos principais objetivos da Sicredi Pioneira RS. E o lançamento, essa semana, durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), do Cooperação na Ponta do Lápis, reforça ainda mais esse olhar. Esse programa – desenvolvido pelas centrais, cooperativas, Fundação e algumas áreas específicas do CAS e que reforça ações já realizadas pelo Sistema Sicredi – tem como objetivo ajudar as pessoas, de forma permanente e constante, a ter uma vida financeira mais saudável e tranquila, por meio da mudança de hábitos.O hotsite do Cooperação na Ponta do Lápis​ vai reunir conteúdos pensados para tornar o aprendizado atraente para diversos públicos. Assim, os temas são construídos com foco em uma experiência direcionada aos associados e à comunidade de acordo com cada perfil – os públicos estão divididos em pessoa física (PF), pessoa jurídica (Microempreendedor Individual), adolescentes e crianças. Para o infantil, por exemplo, são usados gibis da Turma da Mônica criados em parceria com a Mauricio de Sousa Produções.

Ensinar uma educação financeira capaz de formar para cidadania, que oferece oportunidade de participação mais efetiva e responsável no mundo da economia, finanças e recursos finitos é o que o programa busca. Ensinar a fazer escolhas e administrar dinheiro em contextos como: poupar; usar crédito; lidar com endividamento; investir; reconhecer implicações de escolhas intertemporais; planejar; fazer orçamentos; proteger-se e a seu patrimônio; preparar-se para a velhice e aposentadoria; proteger os dependentes; ter dinheiro para emergência; contratar seguros; saber como e a quem perguntar e pedir ajuda.

Para lançar o programa e a Semana ENEF, o Sistema Sicredi realizou nesta segunda à noite uma live com Marcos Piangers e Vera Rita de Melo Ferreira, curadora do Cooperação na Ponta do Lápis. Você pode conferir mais sobre essa iniciativa no hotsite do programa.

Gamificação na Sicredi Pioneira

Na Sicredi Pioneira RS vários momentos farão parte da programação da Semana ENEF, incluindo um projeto-piloto de gamificação com um grupo exclusivo de associados e conteúdos virtuais, especialmente desenvolvidos em parceria com a especialista em educação financeira, Márcia Tolotti. No game, os associados terão a trilha “Caça ao Tesouro” como uma metáfora à busca do ouro para solucionar os problemas e no caminho, aventuras, inimigos e desafios são encontrados. Como resolução terão o “tesouro construído” pela própria pessoa e não a solução mágica de encontrar um tesouro perdido.

Eles terão acesso aos materiais pelas redes sociais da cooperativa e por e-mail. Além do game, a Sicredi Pioneira RS também está com um piloto de mentoria, que será ministrada pela facilitadora Márcia Kleemann, com atendimento individual e em grupo, tudo para dividir dicas sobre equilíbrio, bem-estar, saúde mental e financeira.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!