11/01/2022

Sicredi Pioneira investe para neutralizar emissões de gases de efeito estufa

Estamos sempre em busca de, juntos, tornar nossas comunidades melhores. Assim, a Sicredi Pioneira realizou um investimento para neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa. Além de neutralizar a emissão, a cooperativa apoiou o projeto Compostagem Santa Catarina, em que as atividades resultam em impactos positivos sociais, ambientais e econômicos.

Quer saber mais? Continue lendo este texto!

Emissão é compensada por meio da compra de créditos de carbono

A Sicredi Pioneira aderiu à campanha sistêmica de neutralização dos gases de efeito estufa, que é medida por meio do reporte de ecoeficicência. Essa é uma estratégia que procura produzir mais com menos. Por meio da ecoeficiência, podemos reduzir o uso de matéria-prima, por exemplo, proporcionando mais qualidade em nossos serviços, sem provocar impactos nocivos ao meio ambiente.

Em 2020, ano com os dados mais recentes disponíveis, emitimos 267,82 toneladas de gás carbônico equivalentes. Essa quantia foi compensada por meio da compra de créditos de carbono. O valor investido pela Pioneira na neutralização foi de R$ 12.054,07, com o débito ocorrido em novembro do ano passado.

Nesse processo, foram buscados projetos regionais para a neutralização das emissões de cada uma das Centrais do Sicredi. A Central Sul/Sudeste, da qual fazemos parte, apoiou o projeto Compostagem Santa Catarina.

Auxílio que beneficia o meio ambiente, o social e o econômico

Em parceria com 13 pequenos produtores rurais de suínos de Santa Catarina, a Compostagem Santa Catarina é um programa que tem o objetivo de melhorar os sistemas de manejo de dejetos animais, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar as condições de vida da população nos locais do projeto.

Com essas premissas, o projeto trabalha segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre eles, estão temas como erradicação da pobreza, agricultura sustentável, saúde, educação, bom uso da água, energia limpa e acessível e por aí vai.

Saiba mais sobre energia limpa:

Como a energia solar está auxiliando no desenvolvimento da região

Com o projeto de carbono da compostagem, pequenos produtores rurais de suínos catarinenses passam a fazer parte do mercado internacional de carbono. A Compostagem Santa Catarina é certificada internacionalmente e cumpre com os requisitos de qualidade estabelecidos junto ao Conselho Curador da Fundação Sicredi.

Confira mais conteúdos da Sicredi Pioneira:

Queremos saber mais sobre a sua experiência na Pioneira. Participe das nossas pesquisas!

Como deve ficar o cenário econômico em 2022?

Honrar o passado, agir no presente, preparar um novo futuro!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!