Blog Pioneira

Sicredi Pioneira RS firma parceria com startup Minha Escola para facilitar acesso ao crédito para escolas

04/02/2020
Sicredi Pioneira RS firma parceria com startup Minha Escola para facilitar acesso ao crédito para escolas  | Blog Sicredi Pioneira

A correria do mundo moderno reflete na dificuldade para o cumprimento das obrigações, sejam particulares ou profissionais, dentro dos prazos desejados. A comunicação interpessoal é limitada, as urgências são cada vez mais latentes e as responsabilidades se acumulam. Pensando em otimizar o acompanhamento dos pais na rotina escolar de seus filhos, utilizando as facilidades tecnológicas e digitais, a startup Minha Escola, de Caxias do Sul, criou um aplicativo para substituir a agenda impressa pela eletrônica, permitindo visualizar – por meio do celular ou tablet – as atividades das crianças em salas de aula, calendário de eventos, resumo do dia, linha do tempo, cardápio, além de contar com espaço para comunicados e recados.

Instituída há dois anos, a ferramenta APP Minha Escola assegurou seu caráter inovador e já reúne o cadastro de 101 instituições de ensino infantil, fundamental e médio do Rio Grande do Sul e mais de 9 mil usuários, disponibilizando logística eficiente entre a relação família e escola, redução de custos com materiais didáticos e no período de trabalho dispendido pelo corpo docente, baixo valor de implementação, além do ganho de tempo para realizar outras ações pedagógicas. Os benefícios sustentáveis são evidentes com a diminuição de papéis impressos, insumos (canetas e cola) e toner para impressora, bem como a eliminação das agendas físicas.

Parceria Sicredi e Minha Escola

Após um período de testes, onde algumas escolas já conseguiram acessar crédito do Sicredi mediante o aplicativo Minha Escola, em janeiro deste ano a parceria entrou em funcionamento para todas as escolas infantis que utilizam o APP. A parceria permite que as escolas infantis possam acessar soluções de crédito da Sicredi Pioneira RS com uma experiência mais simples e prática, objetivando desenvolver a educação na região. As linhas de crédito apoiarão essas instituições a efetuar investimentos em melhorias nas estruturas e adequações de legislação, que oferecerão mais qualidade e segurança aos alunos, assim como o crédito de capital de giro para os períodos de sazonalidade de demanda de alunos. “Trata-se de mais um canal de relacionamento e negócios, uma forma complementar de acesso às soluções da cooperativa por meio de uma experiência ágil e transparente. Essa parceria também fortalece nosso propósito de desenvolver as comunidades da região mediante o desenvolvimento da educação. A conexão com startups demostra a intenção de estarmos conectados à nova economia e entregarmos, aos associados, experiências eficientes, seguindo o desafio de nos mantermos jovens e relevantes aos 117 anos de fundação”, aponta Jonas Rauch, gerente de Negócios Estratégicos da Sicredi Pioneira RS.

De acordo com Vinicius Nunes, CEO e um dos fundadores da startup que desenvolveu o APP Minha Escola, a iniciativa começou da necessidade de uma das escolas em organizar sua área de financeira, oportunizando maior controle sobre a receita. “O aplicativo ampliou a interação familiar, agilizou as informações da comunidade escolar, tangibilizou o trabalho das instituições, possibilitou que os pais pudessem avaliar melhor o projeto pedagógico, auxiliando-os a acompanhar a rotina de seus filhos. Sem contar a possibilidade de inserção das escolas na realidade digital”, salientou Vinicius. O aplicativo já conta com outras funcionalidades, deixando de ser apenas um APP de comunicação, mas podendo contribuir para a redução da inadimplência escolar e atuando na gestão de cobrança das mensalidades. “Com a parceria do Sicredi, os investimentos em educação, solicitados via ferramenta, darão novo fôlego às instituições envolvidas”, analisa Vinicius.