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Sicredi Pioneira RS toma medidas emergenciais para garantir soluções adequadas aos associados

24/03/2020
Sicredi Pioneira RS toma medidas emergenciais para garantir soluções adequadas aos associados | Blog Sicredi Pioneira

No último dia 23/03, entraram em vigor as medidas tomadas pela Sicredi Pioneira RS para evitar a concentração de pessoas e, assim, seguir as recomendações do Ministério da Saúde, órgãos públicos e até a normativa da Central Sicredi Sul/Sudeste para tentar coibir a propagação do coronavírus.  O Conselho de Administração e Diretoria já tinham determinado o cancelamento de 70 eventos que seriam realizados junto aos associados, com autorização do Banco Central do Brasil (BACEN).

Algumas ações foram igualmente definidas a fim de minimizar os impactos econômicos e sociais. No aspecto econômico, com o segmento Pessoa Física, a Sicredi Pioneira vai prorrogar por 60 dias as parcelas de crédito em dia, oferecer uma linha de crédito pessoal com taxa diferenciada e ampliar o limite de cartão de crédito e do cheque especial. A prorrogação das parcelas acontecerá direcionando estas duas parcelas para o final do contrato. São iniciativas que objetivam contribuir com a diminuição do impacto para a população.

 

Segmento Pessoa Jurídica

Para os empresários também haverá a possibilidade de prorrogar por 60 dias as parcelas. A este segmento foram lançadas duas linhas de crédito emergenciais. A linha de renegociação de créditos ativos, que tem a finalidade aos associados que já possuem crédito e precisarão reorganizar sua vida financeira, ajustando seus compromissos. Já a linha de capital de giro tem o objetivo de atuar diretamente com recursos financeiros para apoiar o fluxo de caixa do associado. Ambas as linhas são apresentadas com até 48 meses de prazo, tendo até nove meses de carência na área do Turismo e seis meses de carência para os demais setores. Essa diferenciação de prazos de carência ocorre porque o turismo será imediatamente impactado e deverá retomar sua atividade econômica de forma mais estável com as festividades de final de ano, gerando a possibilidade de iniciar o pagamento das parcelas em 2021. Para acessar qualquer benefício, o associado deve contatar seu gerente de conta.

A cooperativa está atuando de acordo com a definição de cada município, sendo que, em determinadas localidades, as agências estarão fechadas, porém com os caixas eletrônicos operando normalmente, permitindo as funcionalidades de saques, depósitos, pagamentos, entre outras. Neste período, é recomendado utilizar, ao máximo, os canais digitais, como o aplicativo Sicredi e Internet Banking, o cartão de crédito e débito para pagamento de compras, o WhatsApp do gerente de conta ou o WhatsApp geral da cooperativa: (51) 3358-4770.

O isolamento social é uma condição necessária na tentativa de diminuir a transmissão do coronavírus causador da COVID-19. O estresse do confinamento forçado pode fragilizar nosso estado de espírito. Mas, quanto antes as medidas preventivas forem seguidas, mais cedo nosso cotidiano voltará ao normal.