04/08/2020

Standard & Poor’s mantém rating nacional de crédito em Br.AAA para Sicredi e reforça a solidez do sistema

No mês de julho, a Standard & Poor’s, uma das principais agências de classificação de risco de crédito do mundo, manteve o rating de crédito de emissor de longo prazo do Sicredi em Br.AAA, com perspectiva estável para o rating nacional e, ainda, pela primeira vez, avaliou o rating de crédito do Sicredi em escala global em BB para os próximos 12 meses, também com perspectiva estável.

Os ratings atribuídos pela S&P em nível nacional e global colocam o Sicredi no mesmo patamar dos principais conglomerados financeiros do Brasil. As excelentes métricas de qualidade de ativos e o próprio modelo de negócio da instituição cooperativa a tornam muito mais competitiva, promovendo alta estabilidade e fidelidade da base de associados, sendo outros aspectos destacados.

A indicação de perspectiva estável reflete a tendência de manutenção do rating em longo prazo, mesmo em um cenário de incertezas na economia brasileira por causa dos impactos da pandemia de Covid-19. Entre os fatores levados em consideração na avaliação está o fato de que o Sicredi é uma rede integrada que provê o apoio necessário entre suas cooperativas.

A Standard & Poor's também apontou que a instituição continua fortalecendo seu modelo de negócio cooperativo e ampliando o número de associados, assim como o escopo geográfico das cooperativas. A agência aponta que o Sicredi reporta crescimento médio de mais de 20% nos últimos anos, acima da média do mercado. Apesar do forte crescimento, a instituição conseguiu manter níveis confortáveis de capitalização, graças aos sólidos resultados dos últimos anos.

O Sicredi tem um histórico de excelentes avaliações das maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo. Nos ratings de longo prazo nacional, além da nota Br.AAA, da Standard & Poor’s, a instituição recebeu a avaliação AA (bra) da Fitch Ratings e Aa1.Br, da Moody’s. Nos ratings de longo prazo globais, além da Standard & Poor’s, o Sicredi foi classificado como Ba2 pela Moody’s. Estes resultados trazem ainda mais credibilidade ao modelo cooperativista, adotado pela Sicredi Pioneira RS, reconhecida pelo Banco Central do Brasil como a instituição financeira cooperativa privada mas antiga em funcionamento no Brasil e a primeira cooperativa de crédito da América Latina, com quase 118 anos de história, sediada em Nova Petrópolis, capital nacional do cooperativismo, com mais de 155 mil associados distribuídos em 40 agências nos 21 municípios da área de abrangência.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!