26/05/2020

Thomas Eckschmidt: “é possível enfrentar a crise como um ajuste do ecossistema de negócios”

“Justo agora? Por que só acontece comigo?” Este questionamento costuma surgir entre o empresariado ao se deparar com situações de extrema dificuldade, a exemplo da crise global provocada pelo coronavírus. E se analisarmos, do ponto de vista estratégico, que momentos como este servem para pontuar mudanças de comportamento, na forma de efetivar negócios e no nível de consciência dos tomadores de decisão? “As crises são ajustes no sistema”, defende Thomas Eckschmidt, CEO e co-fundador da Rede Internacional Conscious Business Journey, empreendedor em série de relações comerciais conscientes com mais de 12 prêmios, 12 livros publicados, que já certificou cerca de 610 profissionais nos últimos cinco anos.

Muitas empresas estão se vendo obrigadas a reduzir sua jornada, buscar novos nichos ou até dispensar parte de sua força de trabalho para subsistir. Outras encontram alternativas nunca antes imagináveis para se manterem atuantes. “Para atender a própria pressão do mercado, às vezes fugimos da nossa essência, o motivo por estarmos ali. É a hora de focarmos conscientemente no propósito, para a comunidade que atendemos. Precisamos ter clareza com o que trabalhamos e o que desejamos. Quando esquecemos da comunidade onde estamos inseridos para ajudar outros setores de fora, não vamos encontrar apoio quando houver necessidade. A crise desperta para o que é importante localmente”, analisa Thomas. Isto inclui ainda a escolha de fornecedores e planejamento de ações. O grande desafio é sair fortalecido deste período, que poderá ser menos intempestivo às organizações que vivenciam sua essência e têm objetividade para compreender a razão de sua existência. Autodenominado um apoiador do manifesto de negócios conscientes, Thomas cita o cooperativismo de crédito como exemplo organizacional de quem atende seu propósito, com total consciência sobre sua presença no meio onde vive. “Muitas necessidades desapareceram, tornando algumas empresas irrelevantes. Outras, no entanto, se adequaram às suas comunidades”, revela ao comentar o real significado de reinventar-se. “Nada mais é que retornar à essência. Não voltaremos mais ao normal que conhecíamos. Vamos ter que co-criar novas soluções junto ao ecossistema de negócios que pertencemos, a fim de manter o engajamento das pessoas em prol da essência”, entende.

Este será um dos pontos levantados na reunião-almoço on-line desta quinta-feira, 28/05, às 12 horas, por meio do canal da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul no Youtube (youtube.com/ciccaxias), quando Thomas Eckschmidt vai conversar com empresários da Serra Gaúcha sobre o tema “Local é a nova economia”. O evento, que tem a Sicredi Pioneira RS como um dos patrocinadores, pretende mostrar os traços que caracterizam a atual crise econômica, o que é preciso fazer para sair fortalecido dela e preparado para enfrentar as próximas. “Sim, teremos outras”, disse Thomas, abusando do bom humor. “Temos garantido na vida que um dia vamos morrer, pagaremos impostos e vivenciaremos crises”, completa.

A lógica do capitalismo consciente para fomento da economia local continua rendendo bons resultados e também será tema do bate-papo virtual com o Diretor Executivo da Sicredi Pioneira RS, Solon Stapassola Stahl, e o Diretor Executivo da Sicredi Nordeste RS, Álvaro Link, na quinta-feira, dia 28/05, às 20 horas, na Coop TV. Acompanhe a live pelo Instagram @somosacooptv ou no canal do Youtube (youtube.com/cooptv).

Ativador de Negócios Conscientes

Thomas Eckschmidt quer despertar o ativador de negócios conscientes, que consiste em conhecer os fundamentos do capitalismo consciente, como identificar e ativar o propósito da organização, como criar cultura para alavancar a essência e valores que permitem a compreensão do novo comportamento de mercado, além de desenvolver consciência nas lideranças para vencer as crises. “O empreendedor genuíno é um ativador, pois faz algo melhor. Ganhar dinheiro é apenas a consequência do valor gerado à comunidade. A transformação começa pelas lideranças, na iniciativa privada, que possui mais recursos e agilidade para reagir às exigências que estão se desenhando. Já alcançamos o progresso, precisamos é prosperar”, provoca.

Ativador de Negócios Conscientes também é tema do curso que será ministrado por Thomas, aberto ao público e em parceria com a cooperativa de crédito, dividido em seis módulos, 61 aulas, seis avaliações de aprendizado em 22 horas de atividades durante 15 a 30 dias. É o primeiro programa focado exclusivamente em capitalismo consciente no Brasil. Associados da Sicredi Pioneira RS têm acesso a bolsas com 50% de desconto no valor do curso. Para saber mais detalhes sobre o programa e as bolsas, que são limitadas, contate o seu gerente de conta.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!