Blog Pioneira

Um ano diferente se inicia

07/01/2020
Um ano diferente se inicia | Blog Sicredi Pioneira

2020 será um ano de continuidade na recuperação econômica do país. Economistas apontam para um cenário melhor, com aumento da atividade econômica, estimulado pela taxa de juros mais baixa da história e a recuperação lenta, mas gradual, da confiança dos empresários para voltar a investir em suas empresas. A soma desses fatores deve ampliar emprego e renda, acelerando a roda da economia.

Para a Sicredi Pioneira RS isso é importante? Muito. A cooperativa deve ser reflexo da atividade econômica da região onde está inserida. Somente crescemos quando os associados crescem. Só podemos planejar um ano melhor, se acreditarmos que será um bom ano para toda a economia.

Por conta deste cenário econômico mais favorável, e outros aspectos elencados abaixo, este novo ano será diferente, de muito trabalho, mas também de muitas oportunidades na nossa cooperativa.

Primeiro porque estaremos convivendo com uma taxa Selic que atingiu sua mínima histórica e isto tem impacto direto nas receitas de todas as instituições financeiras do país, inclusive na nossa cooperativa.

Teremos um bom desafio para manter a rentabilidade, pois é por meio dela que temos recursos para pagar juros ao Capital Social e fazer uma boa distribuição de resultados aos associados. Também é essa rentabilidade que nos garante recursos para investir em tecnologia, na modernização das agências e, principalmente, recursos para financiar programas sociais ligados à educação como o Fundo Social, o programa “A união faz a vida”, Educação Financeira, Sucessão Rural e Consultoria Empresarial.

Como iremos recuperar esta rentabilidade? Financiando cada vez mais os projetos e sonhos dos associados, pois, com taxa de juros baixa, será convidativo buscar financiamentos – sem esquecer da educação financeira. E, assim, faremos nossa parte acelerar a roda da economia de nossa região.

2020 também será diferente porque a cooperativa retomará a expansão de agências, visando ter ainda mais proximidade com os associados e futuros associados. Atualmente temos 40 agências, nas quais atendemos 155 mil associados. Nosso planejamento prevê abrir quatro novas agências neste ano. Além disto, intensificaremos a atuação nas comunidades, apoiando projetos, eventos e festas comunitárias, não só financeiramente, mas também com a presença de nossos colaboradores. Porque acreditamos que o forte relacionamento que temos com nossos associados e as comunidades onde estamos presentes faz a diferença.

Ainda neste ano, iremos intensificar as ações estratégicas para apoio ao desenvolvimento econômico das comunidades, quer seja através da concessão de crédito consciente para geração de emprego e renda, quer seja apoiando entidades civis organizadas que têm por missão melhorar a vida das pessoas e das comunidades, ou ainda intensificando o protagonismo nos segmentos do agronegócio, turismo e energia solar, escolhidos como prioritários no atual planejamento estratégico.

Em paralelo a tantas atividades, continuaremos preocupados em melhorar ainda mais a sua experiência como sócio da cooperativa, visando a máxima satisfação possível, por meio de investimentos em tecnologia, reforma de agências, equipes capacitadas tecnicamente, mas também engajadas emocionalmente em atender às necessidades de vocês, associados.

Tudo isso para seguirmos cumprindo o nosso propósito de que “juntos construímos comunidades melhores”.

Solon Stapassola Stahl, diretor executivo da Sicredi Pioneira RS.