04/08/2020

Uma jornada da resiliência à transcendência: vamos descobrir juntos, na Live Sicredi desta quarta-feira

Restrições impostas pela pandemia, a exemplo do distanciamento social, já refletem em mudanças no comportamento humano. A autossuficiência preponderante na organização das rotinas pessoais e de trabalho deu lugar à cautela na tomada de decisões. Sobrou mais tempo para pensar, tentar compreender o que está acontecendo. Um cenário que mostrou uma humanidade mais fragilizada e a cura – ou superação de tais dificuldades – pode depender de novos comportamentos. Será que temos esta consciência?  A live desta quarta-feira, 05/08, promete debater assuntos do gênero. Por isso, a Sicredi Pioneira RS, representada pelo presidente do Conselho de Administração, Tiago Schmidt, vai receber o frei Jaime Bettega como convidado para falar sobre “Pessoas novas para um novo tempo, uma jornada da resiliência à transcendência”, às 19h30min, no Instagram @sicredipioneiraoficial e no canal do YouTube (youtube.com/sicredipioneirars).

         Questões básicas, simples até, estavam distantes do nosso cotidiano, como a família reunida durante as refeições, o desenvolvimento solidário, a participação mais efetiva dos pais quanto à educação de seus filhos, ajudar a resolver as lições escolares. “Se estamos mais próximos, podemos educar por meio do exemplo. A pandemia tem nos mostrado que questões materiais são voláteis, vulneráveis. O que parecia tão comum está sendo ressignificado e ganhando relevância na vida das pessoas”, entende Tiago. Nesta evolução comportamental, transcender a resiliência vai além de ter empatia pela dor do outro, mas o que eu posso fazer para amenizá-la?  É nas atitudes conscientes que podemos deixar um legado melhor e construir um futuro diferente.

Tiago observa que as mudanças já estão ocorrendo na própria estrutura de vida, ao citar que as pessoas procuram por moradias mais afastadas dos grandes centros urbanos, como no litoral ou cidades serranas, onde a qualidade de vida pode ser priorizada. Uma reunião profissional em outro estado independe de deslocamentos aéreos, quando a tecnologia por videoconferência soluciona o compromisso, sem custos logísticos. Certamente, as relações de trabalho não seguirão o modelo a que estávamos acostumados. “Não adianta falarmos em ambiente profissional, do perfil do turista, da prática do home office, restrição ou concessão de crédito, o abre-fecha das empresas, se não falarmos sobre as pessoas. Tudo parte delas, que precisam tomar consciência do seu papel e isso é o que passa pela transcendência”, sintetiza. 

A escolha do frei Jaime Bettega para protagonizar esta live traz um sopro de esperança para tentarmos compreender – e, quem sabe, nos prepararmos – este novo normal, ainda desconhecido por todos. Por meio de nossas atitudes, como faremos o novo tempo? Os participantes do bate-papo virtual serão convidados pelo palestrante a fazer parte de uma dinâmica. “Montar um mapa conceitual que pode servir de plano para implementação de novos comportamentos”, arrisca Tiago, em tom provocativo.

Dia 05/08, às 19h30min, no Instagram e no canal da Sicredi Pioneira RS do YouTube (youtube.com/sicredipioneirars), nosso encontro está marcado! Vamos descobrir juntos, esta jornada da resiliência à transcendência!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!