11/08/2020

Vale Germânico se consagra como novo roteiro turístico no Sul do Brasil

Num cenário de incertezas, impulsionado pela pandemia, o turismo foi um dos segmentos mais impactados. A retomada, mesmo que gradual, no entanto, não parece tão distante, quando iniciativas privadas e poder público do Estado começam a traçar planos e ações. A Sicredi Pioneira RS - que inclui o turismo como um de seus principais segmentos estratégicos - está patrocinando projetos que visam o fomento do turismo regional, a exemplo da constituição do Vale Germânico - Caminhos da Imigração como novo roteiro turístico do Sul do Brasil, lançado em novembro de 2019.

Este processo começou em 2018, a partir de um movimento de cooperação regional que resultou no reconhecimento pelo Ministério do Turismo, em agosto de 2019. A iniciativa ocorreu por meio da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), do Consórcio Público Sinos (CP Sinos) e um grupo de gestores municipais do turismo.  A proposta uniu os nove municípios envolvidos (Araricá, Campo Bom, Sapiranga, Dois Irmãos, Ivoti, São Leopoldo, Santa Maria do Herval, Morro Reuter e Novo Hamburgo) em torno de um ponto comum - a imigração alemã - que possibilitará o desenvolvimento da região, além do forte intercâmbio cultural e econômico que representa.

Compreendendo mais de 50 atividades econômicas diferentes, o Vale Germânico deve articular a região de forma integrada e contribuir para o aquecimento do setor, inicialmente por meio do turismo regional, atraindo visitantes, potencializando projetos e talentos locais.  A região é rica culturalmente e conta com uma população caracterizada pela marca forte do trabalho e da inovação. Estimular experiências nessas localidades vai fomentar a economia e tornar as cidades do Vale Germânico ainda mais reconhecidas.

O turismo da cooperação

Este movimento, que uniu nove municípios para colocá-los em uma rota repleta de atrações e com poder de alavancar um turismo seguro no pós-pandemia, chamou atenção da Sicredi Pioneira RS, que tem o princípio da cooperação no seu DNA. O propósito da cooperativa atende a um negócio consciente impulsionado por um objetivo comum. “A cooperativa é o reflexo de suas comunidades. Precisamos entender que constituímos o mesmo ecossistema e que precisamos nos juntar para realizar grandes feitos. Podemos chegar mais longe e mais rápido se não estivermos sozinhos, fórmulas do passado não vão minimizar dificuldades”, resume Solon Stapassola Stahl, diretor executivo da Sicredi Pioneira RS.

Acordo de Resultados

Em julho deste ano, a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), a Sicredi Pioneira RS e o Sebrae Sinos assinaram o Acordo de Resultados, que objetiva estruturar produtos turísticos coletivos para o período pós-pandemia nos destinos do Vale Germânico. Com este acordo, o plano regional de turismo, ainda em fase de conclusão, ganha fôlego. O Sebrae vai atuar em duas frentes: uma delas segue o perfil de atendimentos, estruturando e revisando os planos municipais de turismo, ativando ou reativando os conselhos do setor. A outra linha será direcionada aos empresários que promovem diretamente o turismo e que vão fazer parte da estrutura das rotas propostas. A expectativa é de que seja ampliado o número de atrações, identificados os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados entre os nove municípios.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!