21/03/2024

Sicredi Pioneira apresenta estratégia baseada em construção coletiva. Saiba tudo sobre essa entrega!

Stakeholders participaram de workshops que reuniram mais de mil pessoas ao longo de 2023 para mapear o futuro das comunidades e apontar soluções adequadas

Como será a nossa área de ação no futuro? Como será a vida nas nossas comunidades? E como atender ainda melhor às necessidades que já existem e as que ainda surgirão em nossa região? Em encontro realizado com mais de 350 pessoas em Nova Petrópolis, na última terça-feira (19), a Sicredi Pioneira apresentou algumas de suas respostas para estas perguntas. A Estratégia Pioneira é baseada em percepções que os nossos stakeholders têm sobre como será o futuro. Uma série de olhares que se complementam foram captados durante os 45 workshops realizados ao longo de 2023, reunindo cerca de mil pessoas, para chegarmos a uma estratégia que refletisse as reais necessidades da região. Acompanhe os detalhes a seguir!

Veja mais: Associados Sicredi terão desconto para acessar Gramado Summit 2024. Saiba como obter o cupom!

Associados, colaboradores, entidades de classe, fornecedores, parceiros estratégicos, poder público, conselheiros, representantes do Sistema Sicredi e demais stakeholders da cooperativa reuniram-se para desenhar diferentes cenários sobre como será a vida das nossas comunidades no futuro, em diferentes aspectos, como: meio ambiente; comunicação e convivência; tecnologia; economia e estrutura física das cidades.

O resultado desta ação coletiva é um mapeamento que reflete medos, anseios, expectativas e percepções das comunidades locais. A partir dele, a cooperativa identificou múltiplos cenários e definiu qual será a sua estratégia para atender, a seu modo, as necessidades, explorando soluções personalizadas. A Estratégia Pioneira está baseada em três partes: propósito, cultura e estratégia.

A partir deste ano, a intenção estratégica da Sicredi Pioneira é “ser uma cooperativa mais humana, consciente e relevante”, que se desdobra em cinco ambições: Local, Inclusiva e Conectada; Sustentável, Educadora e Humana; Hub Acelerador de Comunidades Conscientes; Confiável, Segura e Sólida; e Propósito, Cultura e Estratégia Disseminados. A intenção e as ambições são sustentadas por 10 pilares estratégicos que podem ser conferidos na íntegra aqui.

Principais pontos da metodologia antecipativa

A capacidade de prever possíveis cenários e se preparar antecipadamente para lidar com eles, pode minimizar o impacto de crises futuras. O Foresight, metodologia antecipativa utilizada para a construção da Estratégia Pioneira, é uma prática que considera a visão de futuro e a coleta de informações como base para interpretar mudanças, identificar possibilidades e construir ações de longo prazo.

“O grande impacto está em demonstrar o poder do coletivo. Para construir essa estratégia, levantamos muito conteúdo, que foi entregue aos nossos parceiros. Isso pode, sim, influenciar na construção de suas estratégias. No médio e longo prazo, esse trabalho pode se refletir na estratégia de todos, de forma a termos visões similares, o que seria muito poderoso em termos de ecossistema.”

Solon Stahl, diretor-executivo da Sicredi Pioneira

As percepções do grupo foram analisadas e classificadas em 5 subgrupos: desejo (objetivo de futuro); medo (preocupação sobre condições negativas de futuro); sinal fraco (indicação sutil de possível mudança futura); cisne negro mundial e local (evento altamente improvável, porém de grande impacto) e tendência (padrão que indica como o futuro pode se desdobrar).

Os cenários de futuro consideram o mundo em 2030 e 2050 e a área de atuação da Sicredi Pioneira nesses anos. Estes cenários foram compilados em um relatório que está disponível no site da Estratégia Pioneira e que pode servir como um verdadeiro guia para gestores que pensam e planejam o futuro desde já. No final de cada cenário, no relatório, constam as tendências, sinais fracos e cisnes negros referentes, identificados a partir dos encontros.

Ficou curioso para saber os detalhes da Estratégia Pioneira? Então acesse sicredipioneira.com.br/estrategia.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!