Blog Artigos

A mudança de hábitos e o apoio da energia solar

                                                

Prof. Tiago Cassol Severo
Pesquisador da Universidade de Caxias do Sul

                                                                                                                    

           Atualmente, temos vivenciado uma mudança brusca em nossos hábitos sociais e econômicos. Estamos distantes de familiares e amigos, usamos a internet para fazer happy hours, conversamos da varanda com amigos e cumprimentamos com a ponta do cotovelo ou da forma Vulcana de Jornada das Estrelas, com nossos dedos parcialmente separados, em raros momentos de contato social. Temos, inclusive, consumido de forma diferente. Não estamos saindo para jantares ou bares, vamos ao mercado o mínimo possível e estamos comprando muitas coisas via internet, como vídeos em streaming, entrega de comida mediante aplicativos e compra de suprimentos.

         Em relação ao trabalho, estamos com suspensão ou horários restritos na empresa ou trabalhando no estilo home office. Muitos encontraram as mídias como caminho de conversa, divulgação de gostos e sentimentos ou até uma nova forma de captação de recursos. Esses poucos itens impactam fortemente o consumo de energia elétrica, tanto residencial, comercial e industrial.

         Essa nova conjuntura promovida pela COVID-19, tanto na esfera social como na econômica, tem nos levado a pensar diferente, a reduzir custos em nossa casa ou em nossa empresa. Usar os recursos de forma mais racional mediante a redução de proventos ou diminuição do faturamento das organizações. Neste ponto, a energia solar fotovoltaica apresenta-se como uma alternativa salutar e de grande ajuda para redução nos custos com a fatura de energia.

         A energia solar aproveita a energia do Sol para gerar eletricidade. Ela é uma fonte limpa e renovável que está com um custo competitivo devido aos inúmeros aumentos da fatura de energia elétrica brasileira, com o avanço tecnológico de painéis e inversores e as linhas de financiamento no setor. Um sistema solar tem uma vida útil superior a 25 anos, com poucas e baratas manutenções. A energia elétrica gerada é de confiança e segura se instalada por um profissional sério e capacitado. O retorno do investimento pode variar com a localidade, mas, em média, fica em torno de quatro anos, possibilitando, no mínimo, mais 21 anos com uma fatura de energia quase zerada.  

          Se a escolha for por uma linha de financiamento, estas ajudam a ajustar o custo do investimento para a ordem do valor da atual fatura de energia (ou até menos) com a possibilidade de criar uma independência energética e uma redução drástica nos gastos com energia elétrica, em poucos anos, ficando livre dos aumentos da concessionária de energia ou outras crises e pandemias que poderão ocorrer.

         As residências podem se beneficiar da energia solar já que o aumento do consumo residencial pode ser absorvido pela geração solar, podendo quase zerar a fatura de energia elétrica. Além disso, se houver um excedente de geração de eletricidade oriunda do sistema solar com o fim da crise, esse pode ser acumulado por até cinco anos e reutilizado em um novo aumento de consumo, os chamados créditos de energia.

       As empresas podem, além de reduzir os custos com energia elétrica, ajustar demandas contratadas, usarem a energia solar como forma de marketing para a empresa, aproveitarem espaços ociosos e gerar mais sobre recursos em seus faturamentos a fim de beneficiar funcionários ou investir em novos equipamentos para aumento de produtividade. A energia solar, bem dimensionada, não muda o funcionamento da empresa e não prejudica máquinas ou equipamentos.

         O mais importante é que, em ambos os casos, a energia solar evita que o consumidor não sofra com os aumentos de energia elétrica que estão sendo recorrentes, nos últimos anos. Se o sistema for bem dimensionado, em épocas de maiores produções, com novas crises ou pandemias, a fatura de energia elétrica não será um incômodo. Assim, investir em energia solar é uma medida saudável para a sua residência e para a sua empresa e poderá deixá-los melhor preparados para eventuais próximas crises.   

 

Compartilhe este post

assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades sobre energia solar

Dúvidas entre em contato

Entre em contato com a Sicredi Pioneira

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações.

054 3281 8100 054 99963 8245 [email protected]