Blog Artigos

Energia Solar: o momento certo!

* Jonas Rauch

 

        Bons fornecedores, crédito barato e materiais de qualidade são a fórmula perfeita para investir em energia solar neste momento. O momento para investir é ainda mais propício, pois mudanças na atual legislação que reduzem alguns benefícios para investimento em projetos de energia solar devem ocorrer nos próximos meses. Vemos, hoje, uma corrida das pessoas e empresas buscando energia solar para aproveitar os benefícios da atual legislação. Nos últimos anos também observamos uma redução do custo dos materiais, uma grande disseminação de empresas ofertando projetos solares ao mercado e crédito acessível, permitindo trocar a conta de luz por uma parcela. A redução significativa do custo do crédito, impulsionado pela menor Taxa Selic da história da economia brasileira, faz com que se obtenha crédito com taxas próximas a 0,50% ao mês.

        O custo com energia elétrica é bastante representativo, tanto para as famílias quanto para as empresas. Nossa região tem uma matriz econômica bastante diversificada, composta por indústrias, comércio, um interior forte com muitas propriedades atuando no agronegócio. Todos os segmentos são grandes consumidores de energia elétrica. Na metade deste ano, a RGE anunciou novamente o aumento de 6% na conta de luz.

        Hoje, a energia solar é simples, acessível, segura e a tecnologia dominada. As placas solares têm garantia de 25 anos. A energia solar é um segmento estratégico da Sicredi Pioneira RS, onde a cooperativa se tornou referência no assunto, levando conhecimento para as comunidades sobre o tema (em 2019, foram 29 eventos, reunindo mais de 2.200 pessoas), além de capacitar e desenvolver as empresas de energia solar. A cooperativa tem uma linha de crédito para financiamento de energia solar com prazo de 120 meses, cinco meses de carência, financiamento de 100% do projeto e financia equipamentos nacionais e importados.

        Já são 1.500 projetos financiados pela cooperativa na região, levando economia para famílias e empresas e gerando emprego e renda às empresas de energia solar. As pessoas acreditam que energia solar é para grandes empresas, mas um dado interessante é que dos 1.500 projetos financiados pela cooperativa, 52% são para residências.

As dicas para quem quer avaliar essa possibilidade e buscar mais informações para investir num projeto de energia solar são:

  • Procure uma empresa de confiança para fazer um projeto na sua residência, empresa ou propriedade rural
  • Faça orçamento com mais de uma empresa
  • Aproveite a atual legislação que traz muitos benefícios para energia solar. Essa legislação tem mudanças previstas para 2021

       No site www.sicredipioneira.com.br/energiasolar, você poderá simular sua economia com energia solar e também encontrar as empresas parceiras homologadas pela cooperativa.

       A economia que vem do céu é para todos!

 

*Jonas Rauch é Gerente de Negócios Estratégicos da Sicredi Pioneira RS

 

Compartilhe este post

assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades sobre energia solar

Dúvidas entre em contato

Entre em contato com a Sicredi Pioneira

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações.

054 3281 8100 054 99963 8245 [email protected]