Blog Cases

Massas e Biscoitos Scatolin

       A utilização de sistemas fotovoltaicos para a geração de energia elétrica tem feito com que os empresários economizem na conta de luz em meio à crise provocada pela pandemia da Covid-19. Especialistas afirmam que essa economia gerada pelo sistema de energia solar pode alcançar até 95% da conta, dependendo da eficiência do equipamento e da região do Brasil, que já é beneficiado pelo alto nível de radiação solar. A notícia foi divulgada no site da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que coordena, representa e defende os interesses de seus associados quanto ao desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica do país.

      Esta é a realidade da Massas e Biscoitos Scatolin, fabricante de cerca de 70 mil quilos/mês de massas caseiras de Novo Hamburgo (RS), onde, desde o início de 2020, dispõe de projeto solar instalado e contabiliza expressiva redução na conta de luz, que chegava a registrar .torno de R$ 9 mil mensais. "Quase zeramos o valor. Preferimos pagar o financiamento obtido junto à cooperativa de crédito do que os gastos desprendidos com energia elétrica", informa Enedir Maria Scatolin Barbosa, associada da Sicredi Pioneira RS. Uma das diretoras da empresa familiar com uma tradição de 28 anos no ramo alimentício, Enedir acrescenta que a decisão foi bem avaliada e vários orçamentos foram levantados com fornecedores. "Consumimos muita energia com os equipamentos de refrigeração e ar condicionado, devido  aos tipos de produtos que trabalhamos. A gente precisava buscar outras alternativas", explica, sem esconder a satisfação com o sistema solar adquirido.

       Em tempos de crise econômica, que está se estendendo inclusive no exterior, Enedir disse que a iniciativa chegou no momento certo. "Diminuímos gastos, mantendo a qualidade de nossas atividades", relata. Um conselho para quem pensa em instalar uma estrutura de energia solar fotovoltaica? "Pesquise bastante com fornecedores, estude o mercado, faça boas parcerias. É um investimento que vale à pena", elogia.

Compartilhe este post

assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades sobre energia solar

Dúvidas entre em contato

Entre em contato com a Sicredi Pioneira

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações.

054 3281 8100 054 99963 8245 [email protected]