Blog Dicas

A fase de pós-instalação é tão importante quanto os cuidados prévios de implantação de um sistema solar

    Muitas pessoas estão optando pela instalação de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica em suas residências, principalmente devido às vantagens que esta fonte possui. Mas é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes. Ter um sistema fotovoltaico em sua residência não demanda cuidados somente na fase de instalação. Outras etapas do processo são extremamente relevantes, como é o caso da "pós-instalação", onde a atenção ao sistema e aos seus componentes garante a eficiência e o tempo de vida útil dos equipamentos.

    O quesito limpeza é um dos pontos essenciais. Uma pequena camada de sujeira ou poeira pode comprometer o desempenho dos painéis. Dependendo de onde o painel solar estiver instalado, a limpeza pode ser feita pelo próprio usuário, utilizando água e sabão, uma vassoura de cerdas suaves e enxaguar bem. É importante cuidar das partes condutoras elétricas e metálicas (estrutura e moldura da placa), caso não tenham sido aterradas. Se as placas fotovoltaicas estiverem em um local de difícil acesso, é recomendada a contratação de empresa especializada em soluções de energia solar para realizar o serviço.

    Outro item consiste em verificar a necessidade de consertos, acompanhando a funcionalidade do equipamento para identificar qualquer problema. Uma vez ao ano, pelo menos, é sugerida a contratação de empresa especializada em revisão do sistema. Esta pode realizar, inclusive, testes específicos para garantir sua longevidade.

Acúmulo de água

    Em algumas localidades ou de acordo com a forma de instalação, os painéis fotovoltaicos podem ficar com ângulo de inclinação pequeno (10º ou menos). Isto não gera nenhum problema ao sistema, mas é preciso atenção para não ocorrer acúmulo de água na superfície do painel. Se isto acontecer, pode haver interferência na incidência da luz solar, prejudicando a produção de energia na residência. Portanto, o ângulo de inclinação deve facilitar o escoamento da água na superfície dos painéis.

 

Compartilhe este post

assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades sobre energia solar

Dúvidas entre em contato

Entre em contato com a Sicredi Pioneira

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações.

054 3281 8100 054 99963 8245 [email protected]