Dicas

É possível monitorar a produção de energia solar do seu sistema fotovoltaico?

   É possível monitorar, em tempo real, a eficiência do sistema solar? A resposta é sim! Por meio de um inversor fotovoltaico (equipamento desenvolvido para converter a energia gerada pelos painéis solares em corrente contínua para corrente alternada), que possa ser conectado à internet, você poderá acompanhar toda a produção em tempo real.

   O inversor fotovoltaico é responsável por administrar toda a produção elétrica do seu sistema e disponibilizar as informações necessárias, porém é preciso fazer isso diretamente no equipamento, que costuma ser instalado em áreas de pouco acesso. O monitoramento da energia solar é realizado diretamente pelo seu computador o dispositivos móveis (tablet ou smartphones). Ao final da instalação, os técnicos da empresa de energia solar irão conectar o seu inversor à rede wi-fi do seu imóvel. Assim, você consegue acompanhar a produção do seu sistema, independentemente de onde você estiver, tudo pelo navegador de internet em computadores ou pelo App de monitoramento de energia solar para celulares/tablets.

   O seu acesso à plataforma de monitoramento é feito por meio de usuário e senha que serão repassados pela equipe técnica da empresa instaladora. A interface da plataforma de monitoramento e as informações que ela disponibiliza irão variar de acordo com a fabricante do seu inversor. Também é procedimento das empresas instaladoras possuir o acesso ao monitoramento do seu inversor. Dessa forma, é possível acompanhar, remotamente, os dados de geração e, se necessário, auxiliá-lo com algum procedimento de manutenção remoto.

    Quais informações são exibidas no monitoramento

  Você terá acesso à produção em tempo real ou mesmo sobre os registros retroativos para análises de desempenho e relatórios. Ainda terá condições de verificar a “geração instantânea”, que consiste na produção em tempo real do seu sistema, mostrando a quantidade de energia elétrica sendo produzida pela luz incidente sobre o painel.   Portanto, quanto menos dela estiver disponível, menor será a produção do sistema, motivo pelo qual durante a noite a produção é zero.

   Os “registros de geração”, que apresentam os históricos de produção elétrica do seu sistema ao longo do tempo também poderão ser conferidos, bem como a produção diária, mensal, anual e o total acumulado, desde quando o sistema entrou em operação.

    A “estimativa de economia monetária” é a principal informação que qualquer proprietário de um sistema desejará acompanhar. Com base na tarifa de energia da sua distribuidora, o inversor consegue informar o quanto foi economizado, seja no dia, mês, ano ou o total acumulado. A “estimativa de economia de CO2” é outro dado que você poderá ter acesso, visto que uma dos benefícios do sistema solar é sua sustentabilidade ao produzir energia limpa e sem impactos ambientais. O monitoramento permite verificar o quanto está contribuindo para o meio ambiente.

    Com o sistema de monitoramento é possível identificar eventuais problemas que comprometam a sua geração elétrica. Isso não só permite uma solução rápida, como previne prejuízos ao sistema. Por exemplo: imagine que em um dia de céu claro o seu gerador esteja produzindo metade da sua potência-pico. Certamente, algo não está certo e será preciso investigar o que pode estar acontecendo. Caso contrário, você saberá sobre a existência de um problema quando a conta de energia elétrica chegar. 

   Outro item importante é a “conferência de dados”. Todo o excedente de energia produzido pelo sistema fotovoltaico é injetado na rede elétrica e transformado em créditos energéticos. Ao final de cada mês, a distribuidora contabiliza essa energia por meio do relógio de luz e informa o total de créditos gerados em sua fatura. Mas é possível que ocorram falhas nessa contagem, o que pode fazê-lo pagar a mais que o necessário. O monitoramento vai permitir que seja conhecido o volume gerado pelo sistema e, assim, você consegue confirmar se os valores da sua conta estão corretos.

   O monitoramento ainda pode estimar o quanto é possível economizar no mês, baseado nos históricos de geração. Desta forma, podem ser feitas projeções, antes de receber a fatura de energia elétrica. E, por fim, o monitoramento do gerador de energia solar é crucial para acompanhar o “retorno do seu investimento”. Nos históricos de geração armazenados pelo inversor é possível calcular o quanto você economizou, desde o início, e o quanto já teve de retorno sobre o investimento.

Compartilhe este post