OK
Ir para a Home
Notícias

NOTÍCIAS

Imprimir
12 de Junho de 2018

A conscientização ambiental desenvolvida em sala de aula

O programa “A união faz a vida” é uma metodologia de ensino aplicada em 18 municípios da área de atuação da Sicredi Pioneira RS. Através deste programa, os professores são incentivados a realizarem projetos de interesse dos alunos e condizentes com a comunidade em que vivem.

 

Em Ivoti, na Escola de Educação Infantil Jardim dos Sonhos, as professoras Daiane Kaizer e Daiana Marcelino desenvolveram com os alunos da turma do Pré o projeto “De carona com o caminhão mais bacana... o caminhão do lixo”, sob a temática da preservação ambiental e destinação correta dos resíduos.

 

Para assimilarem a importância da separação correta dos resíduos, as professoras levaram os alunos até a usina de triagem (reciclagem) do município de Dois Irmãos, onde puderam presenciar um caminhão da coleta seletiva despejando os resíduos. Assim, vivenciaram a dedicação dos trabalhadores da usina e a importância da separação correta.

 

Vendo a quantidade de resíduos não aproveitáveis encaminhados na coleta seletiva, os alunos também visitaram um aterro sanitário onde viram a imensidão de lixo não aproveitável. Segundo as professoras, o choque de realidade quando os alunos observaram as “montanhas de lixo” enterradas no aterro sanitário, geraram inquietudes em pensar e desenvolver possibilidades para o reaproveitamento de materiais e revitalização de objetos.

 

Na metodologia do programa “A união faz a vida”, essas visitas são chamadas de expedição investigativa e tem por objetivo proporcionar vivências para os alunos. Neste projeto, os alunos puderam acompanharam para onde vão os resíduos produzidos em casa e o que é feito com eles. Agora, o projeto segue em sala de aula onde professores e alunos irão, juntos, desenvolver ou propor ações de conscientização ambiental.

 

Para o desenvolvimento de projetos como este, os professores contam com uma assessoria pedagógica onde os profissionais auxiliam na compreensão da metodologia. Somente em 2017 foram desenvolvidos mais de 1.200 projetos com base na metodologia do programa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
VOLTAR PARA LISTA DE NOTÍCIAS
SICREDI FONE
SAC SICREDI
OUVIDORIA SICREDI
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
Informações, elogios e reclamações
0800 724 7220
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ligue
0800 646 2519
Rua 7 de Setembro, 374 - Bairro Centro / Nova Petrópolis: Capital Nacional do Cooperativismo - RS / Brasil - 54 3281.8100 / 54 99963 8245