OK
Ir para a Home
Notícias

NOTÍCIAS

Imprimir
09 de Janeiro de 2019

A importância da educação financeira infantil

É fato: quanto antes praticarmos a educação financeira em nossas vidas, mais cedo saberemos qual a importância do dinheiro e como gastá-lo. Por isso, a educação financeira infantil é fundamental. Desde cedo, as crianças são capazes de entender que tudo o que desejam e pedem representa gastos para o bolso dos seus pais. Portanto, ensinar elas a lidar com o dinheiro é o primeiro passo para que entendam a importância da educação financeira e possam, futuramente, cuidar das suas próprias finanças.

Educar uma criança financeiramente faz com que ela saiba ganhar, poupar e gastar com sabedoria no seu futuro, garantindo que sua vida financeira seja estável. Afinal, aplicar as lições no dia a dia e fazer escolhas financeiras corretas durante a vida adulta torna-se simples se, na infância, a criança recebeu lições importantes sobre como lidar com o dinheiro.

Por isso, incentivar a criança na criação de hábitos saudáveis de consumo e ensina-la a diferenciar gastos necessários dos desnecessários faz com que ela fique longe, no futuro, de problemas financeiros, como o endividamento.

Além de explicar a importância que a educação financeira tem para as nossas vidas, é bacana mostrar práticas que possam demonstrar ainda mais como esse hábito é fundamental. Ensinar a registrar os gastos; incentivar o uso do cofrinho; dar mesada para que tenham noção de como controlar os próprios gastos; educar sobre financiamento, investimento e outros assuntos relacionados; entre outras maneiras, ajudam você a exemplificar como é praticar a educação financeira.

Também é importante lembrar que, ao ensinar a educação financeira para as crianças, você pode falar sobre o consumo consciente. Além de falar de como podemos cuidar do nosso dinheiro, explique como valorizar as coisas e qual é a importância de praticar esse consumo, que busca explicar que devemos comprar somente o necessário, mostrando como é fundamental poupar e evitar desperdícios.

Neste assunto, o papel dos pais é o de ensinar o caminho para que os filhos possam usufruir do seu próprio dinheiro e de tudo que ele pode proporcionar, tudo isso de forma consciente. Algumas escolas da rede particular também estão introduzindo esse assunto como uma disciplina da grade, ensinando para as crianças alguns processos e a importância da educação financeira para o nosso futuro e a nossa vida.

Por fim, é importante que as próximas gerações possam aproveitar os benefícios do bom uso do dinheiro, entendendo melhor sobre o processo e como começar desde cedo a poupar para realizar nossos sonhos e objetivos.

E quando o assunto é poupar seu dinheiro e organizar o seu orçamento, o Sicredi também pode ajudar você com isso. Com o Gerenciador de Investimentos, você pode organizar e acompanhar em um único lugar os investimentos e a evolução dos objetivos estabelecidos. Conheça a ferramenta, contate seu gerente ou vá até uma de nossas agências e conheça os benefícios de educar-se financeiramente.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
VOLTAR PARA LISTA DE NOTÍCIAS
SICREDI FONE
SAC SICREDI
OUVIDORIA SICREDI
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
Informações, elogios e reclamações
0800 724 7220
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ligue
0800 646 2519
Rua 7 de Setembro, 374 - Bairro Centro / Nova Petrópolis: Capital Nacional do Cooperativismo - RS / Brasil - 54 3281.8100 / 54 99963 8245