OK
Ir para a Home
Notícias

NOTÍCIAS

Imprimir
07 de Agosto de 2018

"Como nascem os bebês?" é tema de projeto em escola de Dois Irmãos

Essa provavelmente seja uma das primeiras dúvidas de toda criança. Foi baseado nos questionamentos dos alunos do nível A2 da Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Heda Alves Nienow, de Dois Irmãos (RS), que as professoras Deloni Ott Stofel e Isabela Correia, com a coordenação pedagógica de Berenice Ody, desenvolveram seu projeto, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de informações entre as crianças.

 

Das inquietudes e perguntas dos alunos, surgiu a necessidade de uma abordagem lúdica, realizada com brincadeiras e interação social, que pudesse responder como nascem os bebês. Com perguntas investigativas, as professoras e assistentes direcionavam o que as crianças queriam saber e instigavam suas descobertas, associadas a temáticas disciplinares como formação social e pessoal, ciências biológicas, conhecimento geral de mundo, pensamento lógico e matemático, natureza e sociedade, linguagem escrita e oral e ensino religioso.

 

Entre as ferramentas utilizadas para promover o ensino, as professoras e os estudantes confeccionaram bonecos representando pai e mãe, observaram o crescimento e desenvolvimento de plantas e animais, simularam situações de parto, desenhos, brincadeiras, murais, pintura do berço, entre outras atividades que instigassem o espírito de cuidado e pertencimento à família.  O programa também incentiva a participação da comunidade nos projetos. Nesta etapa do desenvolvimento do projeto, as educadoras tiveram a ideia de trazer para a escola uma psicóloga, que conversou com as crianças e contribuiu na construção do conhecimento.

 

O “A união faz a vida” promove, por meio do desenvolvimento da metodologia de projetos, o estímulo à cooperação e à cidadania. O programa acontece em 124 escolas da região, em parceria com as secretarias de educação e de um time de assessores pedagógicos, que auxiliam os educadores a realizarem seus projetos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
VOLTAR PARA LISTA DE NOTÍCIAS
SICREDI FONE
SAC SICREDI
OUVIDORIA SICREDI
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
Informações, elogios e reclamações
0800 724 7220
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ligue
0800 646 2519
Rua 7 de Setembro, 374 - Bairro Centro / Nova Petrópolis: Capital Nacional do Cooperativismo - RS / Brasil - 54 3281.8100 / 54 99963 8245