OK
Ir para a Home
Notícias

NOTÍCIAS

Imprimir
08 de Setembro de 2014

Dia de Cooperar é comemorado pela Sicredi Pioneira RS

Para promover a reflexão do que é cooperar e o impacto que isso gera para construir um mundo melhor, a Sicredi Pioneira RS promoveu uma tarde diferente e especial para crianças e jovens de 2 a 19 anos da Associação Evangélica Beneficente Rosa de Sarom – Casa Lar, de Canela, que estimulou a integração de diversas culturas em prol da cooperação. A ação integrou o “Dia C”, Dia de Cooperar, ocorrido em 6 de setembro. Mais de 70 pessoas participaram do evento.

 
 
Uma das atrações da tarde foi a biblioteca móvel do programa “A união faz a vida”, a Kombi Abelhuda. A “Abelhuda” tem o objetivo de despertar o espírito de cooperação partilhando um espaço de cultura e estimulando a preservação de material de uso comum. Através da “Abelhuda” é possível desenvolver o gosto e o hábito da leitura, propiciar contato com textos diversos, desenvolver a competência de produzir bons textos, valorizar a leitura como fonte de informação e auxiliar os professores no desafio do fomento à leitura.
 
 
Outra atividade destaque foram as oficinas de danças tradicionais, brincadeiras de integração e abordagem sobre a cultura e o folclore gaúcho. Esta ação ocorreu em parceria com a Invernada Mirim do CTG Pousada da Serra, de Nova Petrópolis. As crianças do CTG interagiram com as crianças da Casa Lar, realizando uma grande troca cultural. Ao final, todos se uniram para saborear um lanche de confraternização. “As atividades de hoje foram muito importantes para evidenciar a força da cooperação no nosso dia a dia e permitiram a integração entre os jovens e a cultura gaúcha”, evidenciou Paulo Terra, presidente da Casa Lar.
 
 
Para Márcio Port, presidente da Sicredi Pioneira RS, o “Dia C” foi uma excelente oportunidade de mostrar como a cooperação pode contribuir para o desenvolvimento das pessoas. “Cooperar é evidenciar que nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos. Através da cooperação conseguimos construir um mundo melhor”, conclui.
 
 
Sobre o “Dia C”:
O Dia de Cooperar, conhecido por “Dia C”, é um marco das atividades de promoção social do cooperativismo em todo o País. Nascido em Minas Gerais e gentilmente cedido a todo o Sistema OCB, trata-se de um projeto que encontra no princípio da intercooperação sua força para promover o voluntariado. Desde 2009, o Sistema Ocemg realiza a ação. Em 2013, num projeto-piloto, outros sete estados se juntaram para promover o evento. Agora, chegamos a 2014 com a soma de 21 unidades estaduais aderindo ao ideal do voluntariado. A intenção é fazer a diferença nesses locais, promovendo e estimulando a integração das ações voluntárias de todas essas instituições, unindo cooperados, colaboradores e familiares num grande movimento de solidariedade cooperativista.
DEIXE SEU COMENTÁRIO
VOLTAR PARA LISTA DE NOTÍCIAS
SICREDI FONE
SAC SICREDI
OUVIDORIA SICREDI
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
Informações, elogios e reclamações
0800 724 7220
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ligue
0800 646 2519
Rua 7 de Setembro, 374 - Bairro Centro / Nova Petrópolis: Capital Nacional do Cooperativismo - RS / Brasil - 54 3281.8100 / 54 99963 8245