OK
Ir para a Home
Notícias

NOTÍCIAS

Imprimir
06 de Novembro de 2018

Não caia nessa: sacar recursos na virada do ano não evita cobrança de imposto de renda

Se você está com planos de sacar seus recursos investidos antes da virada do ano, a fim de evitar cobranças de Imposto de Renda, repense sua atitude. Isso é um mito que, em alguns casos, pode levar ao pagamento dobrado da alíquota de imposto. A ideia de zerar, ou quase zerar, os seus investimentos para pagar menos impostos é um mito. Portanto, se você possui investimentos, a melhor atitude é mantê-los intactos, com seus vencimentos e rendimentos mantidos.

 

O que você pode atentar para o imposto de renda é de manter sempre atualizada e em mãos as comprovações de despesas deduzidas, já que elas serão necessárias para quem faz a declaração completa de Imposto de Renda. Todas as despesas com saúde, feitas até 31 de dezembro do ano atual, já serão deduzidas na declaração que você vai entregar no ano seguinte. Estes gastos incluem consultas, exames, psicólogos, psiquiatras, cirurgias e internações. As mensalidades pagas ao plano de saúde, inclusive o de dependentes, também são dedutíveis. Não há limite para a quantia abatida nos gastos com saúde.

 

O mesmo vale para gastos com educação, que no ano calendário 2018 abatiam o limite de R$ 3.375,83. Gastos com educação oficial, como escola ou ensino superior (graduação e pós-graduação, MBA), permitem o benefício, mas cursos livres como idiomas ou preparatórios para concursos não são dedutíveis. A lei ainda permite a dedução, da base de cálculo do imposto de renda, os valores pagos para previdência complementar do tipo PGBL (Plano Vida Gerador de Benefício Livre) até o máximo de 12% dos seus rendimentos tributáveis. A modalidade VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) não pode ser deduzida do imposto.

 

Se você está com dúvidas sobre seus investimentos e impostos, converse com seu gerente, para não cair em armadilhas. Sacar todo o seu recurso é uma atitude que poderá fazer com que você pague dobrado ou até perca parte de seus rendimentos. Fique atento e conte conosco!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
VOLTAR PARA LISTA DE NOTÍCIAS
SICREDI FONE
SAC SICREDI
OUVIDORIA SICREDI
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
Informações, elogios e reclamações
0800 724 7220
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ligue
0800 646 2519
Rua 7 de Setembro, 374 - Bairro Centro / Nova Petrópolis: Capital Nacional do Cooperativismo - RS / Brasil - 54 3281.8100 / 54 99963 8245