OK
Ir para a Home
Notícias

NOTÍCIAS

Imprimir
10 de Outubro de 2017

Programa AUFV estimula a participação da comunidade no ensino

O programa “A união faz a vida”, principal iniciativa de responsabilidade social da Sicredi Pioneira RS, estimula as escolas, por meio de uma metodologia de ensino, a desenvolver projetos de estudo com os alunos. Mediados pelo professor, os próprios alunos definem um tema de interesse e buscam sanar as dúvidas e curiosidades sobre o assunto, de acordo com os conteúdos necessários para a aprendizagem.

 

Uma das etapas da metodologia de projetos é chamada de comunidade de aprendizagem, na qual pessoas da comunidade são chamadas para contribuírem nos aprendizados do projeto. A Escola Municipal Augusto Guilherme Gaedicke de Nova Petrópolis utilizou esta etapa para mostrar aos alunos o dia a dia de um cego, integrando os aprendizados do projeto “No Mundo do Tic Tac”.

 

A curiosidade dos alunos da educação infantil surgiu a partir de um projeto sobre relógios. Instigados em como um cego sabe que horas são, a professora Elaine Wolf convidou o munícipe André Werkhausen Boone para conversar com os alunos.

 

Usando tapa olhos, os alunos receberem o convidado e, a partir da voz, tentaram imaginá-lo fisicamente. Boone explicou aos alunos como é o seu dia a dia, como ele fez pós-graduação, pratica esportes radicais e tem uma vida normal.  Após a participação dele, os alunos ainda tentaram fazer outras atividades vendados como caminhar pela escola e desenhar.

 

Para a diretora da escola, Caroline Andreia Kehl Matter, o projeto veio de encontro às dificuldades que os alunos apresentaram. “As pessoas da comunidade estão vindo para a escola para ajudarem no ensino e isso mostra que estamos no caminho certo”, disse ela ao destacar que o ensino por projetos também desafia o professor, pois ele precisa ir em busca das respostas por meio de pesquisas ou outros meios.

 

O programa “A união faz a vida” está presente em 15 municípios da região e objetiva proporcionar experiências de aprendizagem marcantes para os alunos, formando cidadãos mais cooperativos. O programa é um aliado neste processo de aprendizado e conta com orientações de uma assessoria pedagógica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
VOLTAR PARA LISTA DE NOTÍCIAS
SICREDI FONE
SAC SICREDI
OUVIDORIA SICREDI
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
Informações, elogios e reclamações
0800 724 7220
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ligue
0800 646 2519
Rua 7 de Setembro, 374 - Bairro Centro / Nova Petrópolis: Capital Nacional do Cooperativismo - RS / Brasil - 54 3281.8100 / 54 99963 8245