OK
Ir para a Home
Notícias

NOTÍCIAS

Imprimir
22 de Agosto de 2017

Você sabia que a Sicredi está indiretamente presente na sala de aula de muitas escolas?

O programa “A união faz a vida” é a principal iniciativa de responsabilidade social da Sicredi Pioneira RS e acontece em parceria com as secretarias de educação de 15 municípios da região em que a cooperativa atua. Por meio deste programa, os professores são estimulados a darem aula pela metodologia de projetos, que motiva a pesquisa de temas do interesse dos alunos, aliado aos conteúdos que são necessários desenvolver.

 

A escola de educação infantil Professora Clarice Maria Arandt, de Dois Irmãos, está no programa desde 2014 e estimula o aprendizado dos seus alunos por meio de projetos. Como é o caso da turma NB1 das professoras Marla Andrea Carvalho e Adriane Aline Butzker Costa.

 

Após as professoras instigarem os alunos a pensarem em um assunto de interesse comum, chegaram ao tema dos quatro elementos da natureza. Os alunos, cujas idades variam de cinco a seis anos, elencaram o que sabiam e o que gostariam de conhecer a respeito do tema, o que no programa é chamado de índice inicial e índice formativo.

 

Com base no interesse dos alunos, as professoras levaram a turma para uma expedição investigativa, no qual os alunos foram em busca da resposta de uma pergunta exploratória, feita pelas professoras. Ao visitarem um sítio, os alunos puderam ver, observar, experimentar, perguntar e reconhecer os elementos da natureza. E, após a visita, fizeram diversas experiências em sala de aula e com os pais, com base no que descobriram com a expedição investigativa. Entre as experiências desenvolvidas na turma está a construção de brinquedos com materiais recicláveis, a mudança na cor de flores com a utilização de corantes, a densidade de diferentes líquidos, entre outros.

 

“Trabalhar com projetos nos direciona a trabalhamos o que é de interesse dos alunos. Conseguimos trabalhar o que eles realmente gostam e precisam no seu dia a dia. E ver o brilho nos olhos deles ao descobrir as coisas, é o que nos motiva a estar aqui todos os dias”, afirmam as professoras.

 

Projetos como esse desenvolvido na escola de Dois Irmãos são acompanhados pela assessoria pedagógica do programa. O programa tem quatro assessores que visitam as escolas, ajudam os professores e coordenadores pedagógicos nos projetos e acompanham seu andamento. Além disso, a assessoria oferece uma capacitação no município e na escola sobre temas acerca da metodologia do programa. O objetivo do “A união faz a vida” é ser um aliado ao processo de aprendizado, contribuindo na formação de cidadãos mais cooperativos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
VOLTAR PARA LISTA DE NOTÍCIAS
SICREDI FONE
SAC SICREDI
OUVIDORIA SICREDI
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
Informações, elogios e reclamações
0800 724 7220
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ligue
0800 646 2519
Rua 7 de Setembro, 374 - Bairro Centro / Nova Petrópolis: Capital Nacional do Cooperativismo - RS / Brasil - 54 3281.8100 / 54 99963 8245