OK
Ir para a Home
Sicredi Pioneira RS
Palavra do Presidente

Palavra do Presidente

Imprimir

Tiago Luiz Schmidt, presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS.

 

O desafio de continuar construindo comunidades melhores

 

2017 foi um ano marcante na história da Sicredi Pioneira, e muito em função de 3 relevantes acontecimentos. O primeiro deles deixa marcado na história o momento em que nossa cooperativa completou 115 anos de atividades ininterruptas. Ao abordarmos isso, precisamos voltar até 1902 e lembrar de nosso grande incentivador e hoje Patrono Nacional do Cooperativismo, o Padre Jesuíta Theodor Amstad, que em situações adversas, teve nobre atitude, coragem e visão de reunir um grupo de pessoas também preocupadas em desenvolver a comunidade onde viviam. 115 anos depois, continuamos com o mesmo propósito de unir capital e trabalho, viabilizando, juntos, os sonhos de cada associado.

 

Ainda no ano que passou, tivemos também a oportunidade de construir um novo planejamento estratégico, referente ao ciclo 2018-2020, que contou com a participação dos conselhos de administração e fiscal, diretoria, gerência e colaboradores. Mas, cá entre nós, a grande diferença deste ciclo foi que tivemos a oportunidade de ouvir muito a opinião dos associados. Entre todos os levantamentos e relatórios criados durante a realização deste trabalho, o melhor de tudo é que, no final das contas, chegamos à grata conclusão de que os associados percebem os benefícios econômicos e sociais produzidos pela cooperativa, gerando, assim, uma experiência exitosa e que vai além do bom atendimento ou relacionamento entre cooperativa e associado. Uma outra questão, a qual imaginávamos previamente, é que nosso maior desafio está na eficiência, principalmente no cuidado com questões básicas, passando a ser este o grande foco de trabalho em 2018, inclusive com ações já colocadas em prática e que vem apresentando resultados positivos.

 

Além disso, a cooperativa realizou de forma inovadora, orientada por um comitê interno e com apoio de uma consultoria especializada, a avaliação e desenvolvimento de conselheiros de administração que participaram no processo sucessório da presidência da cooperativa. Esta atividade teve início ainda em 2016 e duração de um ano. Após a conclusão dos trabalhos, o Conselho de Administração deliberou pela condução da minha pessoa para assumir a presidência da cooperativa, visto a necessidade de vacância do então presidente Márcio Port, que assumiu a função de vice-presidente da Central Sicredi Sul, em Porto Alegre.

 

Com tudo isso, fica apenas a certeza, perante os quase 130 mil associados, de que temos ainda muitos desafios pelos próximos anos em relação àquilo que pode ser melhorado, na preservação de todos os aspectos positivos praticados pela cooperativa e, ainda, o entendimento de questões tão desafiadoras, como os movimentos de mercado e sociais, que ocorrem de forma cada vez mais acelerada.

 

De fato, muitas coisas aconteceram e outras tantas acontecerão, mas seguiremos como empresa cooperativa e preocupados sempre com nosso pinheiro econômico, deixando um mundo melhor para nossos filhos, e com o pinheiro social, deixando filhos melhores para o nosso mundo. E em meio a isso tudo, sabemos o quanto ainda é possível contribuir em cada dos 21 municípios em que atuamos, pois nascemos, crescemos e vivemos sempre com o mesmo propósito: juntos construímos comunidades melhores!

 

Conselho de Administração

Sicredi Pioneira RS

SICREDI FONE
SAC SICREDI
OUVIDORIA SICREDI
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
Informações, elogios e reclamações
0800 724 7220
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ligue
0800 646 2519
Rua 7 de Setembro, 374 - Bairro Centro / Nova Petrópolis: Capital Nacional do Cooperativismo - RS / Brasil - 54 3281.8100 / 54 99963 8245