OK
Ir para a Home
Sicredi Pioneira RS
Palavra do Presidente

Palavra do Presidente

Imprimir

Márcio Port, presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS.

Curador do Portal do Cooperativismo de Crédito e autor dos livros “Cooperativismo de Crédito ontem, hoje e amanhã” e "Cooperativismo Financeiro: percurso histórico, perspectivas e desafios".

No último dia 28 de novembro a Sicredi Pioneira RS reuniu a imprensa regional para falar sobre a sucessão na presidência da cooperativa. O presidente Márcio Port comunicou que foi eleito para uma nova atribuição no Sicredi e que, atendendo ao Estatuto Social, o Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS indicou o conselheiro Tiago Luiz Schmidt como sucessor do mandato do presidente.

 

Márcio Port comunicou aos presentes que no dia 21 de novembro, em Porto Alegre, ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária da Central Sicredi Sul/Sudeste, entidade que representa, apoia e supervisiona 42 cooperativas do sistema Sicredi que atuam nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesta assembleia, o então presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, foi eleito vice-presidente da Central, o que, em decorrência da exigência de dedicação exclusiva na nova atribuição, fez com que o conselho de administração da cooperativa Sicredi Pioneira RS, indicasse um de seus conselheiros para assumir a presidência até o término do mandato, em 2019.

 

 “A sucessão da presidência da Pioneira já vinha sendo discutida pelo conselho de administração há mais de um ano, tanto que, em julho de 2016, foi contratado um consultor para apoiar na preparação e na escolha dos três conselheiros que haviam se habilitado para o cargo. Foi constituído também, um comitê de sucessão, formado por sete pessoas que mensalmente acompanhava o andamento do processo para posteriormente subsidiar o conselho na decisão final. Ao final do processo o conselheiro Tiago foi indicado para assumir as atribuições de presidente, tendo demonstrado plenas condições para exercer o cargo”, destacou Port.

 

Desde o início de 2011, a Sicredi Pioneira RS vem adotando as chamadas “boas práticas de governança”, que, dentre outras recomendações, estimula a preparação de pessoas para assumir cargos de gestão estratégica ou executiva, permitindo tranquilidade em caso de necessidade de sucessão de algum dos eleitos.

 

Para Port, que iniciou na cooperativa em 1992 como caixa, passou por diversas funções e, desde 2011 exercia a presidência da Sicredi Pioneira RS, a indicação para ocupar a vice-presidência da Central é o reconhecimento de uma carreira iniciada há 25 anos, sempre encarada com seriedade e dedicação e apoiada em vários momentos pelo ex-presidente Édio Spier (in memorian), a quem ele é muito grato. "Agradeço a todos os colegas, conselheiros e associados da cooperativa que sempre demonstraram grande confiança no trabalho por mim desenvolvido”, acrescenta Port.

 

A sucessão na Sicredi Pioneira RS ocorrerá oficialmente no mês de janeiro de 2018, quando o novo presidente, Tiago Luiz Schmidt assumirá o cargo. “Este novo desafio consiste na manutenção do atual modelo de gestão da Pioneira, que tem apresentado resultados econômicos e sociais relevantes para as comunidades, principalmente por ser um modelo que valoriza e promove a participação dos associados na gestão estratégica da cooperativa ”.  Além disso, também destaca que “o conselho seguirá trabalhando com a mesma serenidade, sabendo que é preciso manter o foco no verdadeiro propósito que inspirou a fundação da nossa cooperativa em 1902, e que visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais e urbanas”.

 

Tiago Schmidt tem 37 anos, reside em Dois Irmãos e é natural de Estância Velha. É sócio proprietário de uma empresa de estruturas metálicas e atuou por diversos anos junto à CDL de Ivoti e Estância Velha. É formado em Administração de Empresas e possui Especialização em Gestão de Cooperativas. Tiago é associado da cooperativa desde 2006. Em 2011 foi eleito Coordenador de Núcleo e em 2015 passou a integrar o Conselho de Administração da cooperativa.

 

Durante a coletiva de imprensa, o Diretor Executivo da Sicredi Pioneira RS, Solon Stapassola Stahl, falou dos números da cooperativa, ressaltando que 2017 deverá ser um ano com resultado recorde, que será de R$ 60 a R$ 62 milhões.

 

O Diretor Executivo ainda apresentou aos presentes o troféu ouro do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, recebida pela Pioneira no último dia 21 de novembro, em Brasília. Solon destacou que a cooperativa foi premiada entre mais de mil cooperativas de diversos segmentos do Brasil que se inscreveram. A Pioneira foi premiada na categoria “Compromisso com a Excelência”.

 

Conselho de Administração

Sicredi Pioneira RS

SICREDI FONE
SAC SICREDI
OUVIDORIA SICREDI
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
Informações, elogios e reclamações
0800 724 7220
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ligue
0800 646 2519
Rua 7 de Setembro, 374 - Bairro Centro / Nova Petrópolis: Capital Nacional do Cooperativismo - RS / Brasil - 54 3281.8100 / 54 99963 8245