11/04/2024

Estratégia Pioneira: a importância de ser uma cooperativa humana, consciente e relevante; saiba mais sobre as ações mapeadas para o futuro das comunidades!

Atuação da Pioneira passa a ter pilares que visam soluções ainda mais conectadas às pessoas

A partir deste ano, a cooperativa Sicredi Pioneira vai colocar em prática tudo o que organizou e absorveu durante encontros realizados em 2023. São conteúdos específicos que compõe Estratégia Pioneira — apresentada ao público em março. Essa ação é essencial para que possamos construir um futuro de responsabilidade com soluções ainda mais adequadas. Por isso, nosso convite com o post de hoje é que você conheça todos os elementos desta Estratégia, em uma série que está começando aqui no Blog da Pioneira. Preparado? Então vamos começar pela intenção estratégica de ser uma cooperativa mais humana, consciente e relevante. Vamos lá?

Leia também: Negócios conscientes, muito além de somente lucro! Saiba o que são e como movimentam o desenvolvimento das comunidades

Os elementos que irão direcionar a atuação da Sicredi Pioneira a partir deste ano são fruto de uma construção coletiva. A Estratégia Pioneira está baseada em três partes: propósito, cultura e estratégia. A intenção estratégica é ‘ser uma cooperativa mais humana, consciente e relevante’, que se desdobra em cinco ambições: Local, Inclusiva e Conectada; Sustentável, Educadora e Humana; Hub Acelerador de Comunidades Conscientes; Propósito, Cultura e Estratégia Disseminados e Confiável, Segura e Sólida.

Confira o que significam os três conceitos que compõem a Intenção Estratégica da Pioneira:

Humana

Saber que as relações da cooperativa sempre irão envolver pessoas norteia esse objetivo. Isso mesmo! A disponibilidade da tecnologia existirá cada vez mais, no entanto, precisa ser uma ferramenta de ação unida à vontade das pessoas. O olhar direcionado ao ser humano que está do outro lado é primordial em um ecossistema que deve tratar as relações com humanidade. São as relações humanas acontecendo, independente das ferramentas digitais.

“As relações da cooperativa sempre vão envolver pessoas e, por isso, mesmo com a disponibilidade de tecnologia, sempre que alguém quiser, haverá outra pessoa para atendê-lo.”

Tiago Schmidt, presidente do Conselho de Administração

Consciente

Ter consciência do impacto que geramos na vida das pessoas enquanto cooperativa é sobre o que se trata esse conceito, afinal, existe a responsabilidade de juntos, gerarmos impacto positivo nas comunidades onde atuamos. Mais do que isso, é agir como um Negócio Consciente.

“Entendemos o quanto precisamos seguir atuando pela entrega do nosso propósito de construir comunidades melhores e do quanto os associados esperam e contam conosco. Movimentar seus negócios, o seu dia a dia, proporcionar cada vez mais bem-estar financeiro significa que temos consciência do todo”.

Tiago Schmidt

Relevante

Ser relevante é sobre estar presente na mente do associado, ter a preferência dele quando se está em busca de soluções financeiras. Ser lembrada, ser necessária, ser protagonista e se preocupar de fato com as pessoas. Nós, enquanto instituição financeira, queremos nos manter relevantes para entregar as soluções financeiras mais adequadas.

Conheça o mapa da estratégia na íntegra clicando aqui. No próximo post sobre essa temática, você vai saber mais sobre a ambição Local, Inclusiva e Conectada. Não deixe de acompanhar!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!